26/07/2010 20h45 - Atualizado em 24/01/2019 12h17

Congresso de Engenharia Agrícola tem início no Centro de Convenções de Vitória

O IX Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola (CLIA), e o XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), eventos simultâneos realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), foram oficialmente abertos na noite deste domingo (25), no Centro de Convenções de Vitória. A programação segue até esta quinta-feira (29), com a participação de cerca de 1200 congressistas de todo o Brasil e da América Latina.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário estadual de Agricultura, Ênio Bergoli, o sub-secretário de Agricultura, Gilmar Dadalto, o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o diretor técnico do Instituto, Antônio Elias,  o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), o Marcos Vinícius Folegatti, o presidente da Associação Latino-Americana e do Caribe de Engenharia Agrícola (ALIA), Omar Ulloa, o presidente do Congresso, Rouverson Pereira da Silva, entre outras autoridades.

Os Congressos têm como tema "A Engenharia Agrícola e o Desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais". A programação será dividida em palestras e apresentações de trabalhos, além de um dia dedicado a visitas técnicas. O público alvo são estudantes, professores, empresários, técnicos, pesquisadores, agricultores e profissionais da área. O objetivo é promover o debate sobre as tecnologias mais modernas aplicadas às pequenas propriedades rurais, para promover o desenvolvimento e a sustentabilidade no campo.

O Secretário de Agricultura, Ênio Bergoli, frisou a satisfação de ver inserido em um Congresso de tamanha importância o tema do desenvolvimento das pequenas propriedades, já que no Espírito Santo este é o modelo de produção que prevalece. “Através dos profissionais da engenharia agrícola, faz-se possível o desenvolvimento de tecnologias que propiciam a geração de renda em pequenos espaços, aumentando a produtividade e diminuindo custos de produção”, afirma.

Além disso, Bergoli citou alguns pontos relevantes que serão debatidos durante o Congresso que poderão contribuir para superação de gargalos da agricultura capixaba. Um deles é a mecanização. Segundo o secretário, o Espírito Santo é um expoente na produção de café, principalmente Conilon. Entretanto, as tecnologias de mecanização no setor são direcionadas para o arábica, e não se aplicam ao Conilon, devido a características diferentes dos cafés. Outros pontos importantes para discussão são: 'irrigação', já que mais de 27% da agricultura no Estado é mecanizada; e 'agricultura de precisão', que otimiza recursos por utilizar doses corretas.

Rouverson Pereira da Silva

De acordo com o  presidente do Congresso, Rouverson Pereira da Silva, a escolha do Espírito Santo como sede para o IX Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola (CLIA), e o XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA) se deu devido à grande inclusão do Estado no tema. “A parceria com o Incaper foi fundamental para chegarmos a esse resultado. Foram 988 trabalhos selecionados e mais de mil inscritos”, afirma.

Luiz Cláudio Costa

A palestra de abertura ficou por conta do reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, que falou sobre o tema 'A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais'.

Para ele, a engenharia agrícola é fundamental para solucionar os grandes desafios sociais, ambientais e econômicos do mundo.  “Nos últimos anos nós mudamos nossa maneira de viver. Houve um aumento acentuado na emissão de CO2, aumento da população, aumento do desmatamento, aumento das desigualdades econômicas entre os países, aumento da temperatura global, entre outros. Esses eventos causam cada vez mais transtornos à população, e só poderão ser resolvidos com a atuação da engenharia agrícola”, afirma.

“Em 2050 a população mundial chegará a 9,5 bilhões de habitantes. Para suprir a fome de tantas pessoas sem que seja necessário o aumento da área plantada, será necessário o aumento em 70% na produtividade no cultivo dos alimentos. Além disso, nos últimos 30 anos o consumo per capta passou de 2400 calorias diárias para 2800 calorias”, completa.

Programação:

27 de Julho, Terça-feira

8h30 - 9h30 - Palestra Geral: Bioetanol como Fonte de Energia no Agronegócio - Dr. Luís Augusto Cortez, CTBE
9h30 - 10h30 - Sessões de pôsteres II
10h30 - 12h30 - Apresentações orais III
14h - 15h - Palestras setoriais
 - Máquina para colheita mecanizada florestal – Dra. Elizabeth Neire da Silva, Ufes, Brasil
 - Uso do SIG como ferramenta para planejamento ambiental: caso do Espírito Santo – Dr. Leandro Roberto Feitosa, Incaper, Brasil
 - Eficiência da irrigação e produtividade da água: possibilidades técnicas e econômicas – Dr.José Antônio Frizzone, ESALQ/USP, Brasil
 - Tecnologia para o cultivo protegido de hortaliças – Dr. Andrés da Silva, Estufas Agrícolas
 - Eficiência e conomia de energia para o desenvolvimento das aplicações agrícolas e agroindustriais – Dr. Luiz Manuel Novas Gracia, Universidade de Valladoid, Espanha
15h - 16h - Sessôes de pôsteres II