30/09/2024 15h00

Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira tem novos membros

O Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta, está com nova composição, que terá mandato pelos próximos dois anos. O conselho, composto por representantes da sociedade civil, instituições públicas e organizações privadas, terá a responsabilidade de acompanhar, debater e propor soluções para os desafios enfrentados na preservação da biodiversidade, na promoção de práticas sustentáveis e na proteção dos valores culturais e naturais.

A cerimônia de posse dos novos conselheiros, realizada na última semana, contou com a presença de membros representantes das comunidades do interior e do Monaff, da Polícia Ambiental, do Comitê de Bacias Hidrográficas Rio Novo/Benevente, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), de organizações não-governamentais (ONGs), de instituições educacionais e de representantes das prefeituras de Itapemirim e Rio Novo do Sul.

“A formação do conselho marca um passo importante para a consolidação da gestão participativa do Monaff, reforçando o papel fundamental que esses conselheiros desempenham na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável da região. A atuação dos conselhos em unidades de conservação é uma ferramenta essencial para garantir que a administração dessas áreas seja realizada de maneira integrada e colaborativa, envolvendo diretamente as comunidades locais e diversas instituições”, ressalta a gestora do Monumento, Janine Scandiani.

Janine destaca ainda que a posse dos novos conselheiros reafirma o compromisso do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com a gestão democrática e a sustentabilidade do Monumento Natural Estadual O Frade e A Freira. Essa iniciativa visa contribuir para a conservação dessa importante unidade de conservação e promover o engajamento de todos em sua proteção e uso sustentável.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
Tel.: (27) 3300-1360 / (27) 99299-8894 (Whatsapp)
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com