04/09/2024 16h29

Conselho Consultivo do Parque Estadual Forno Grande tem novos membros

O Conselho Consultivo do Parque Estadual Forno Grande, localizado em Castelo, está com nova composição e terá mandato pelos próximos dois anos. Composto por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos com atuação na Unidade de Conservação (UC), o conselho é um importante fórum de discussão, negociação e gestão da unidade, sendo o principal instrumento de relacionamento com a sociedade.

“No Parque Estadual Forno Grande, o conselho atua como um fórum estratégico, onde são discutidas ações que visam à conservação da biodiversidade, ao uso sustentável dos recursos naturais e ao fomento à pesquisa científica e à educação ambiental”, destacou o gestor do parque, Rodolpho Torezani Netto.

A reunião de posse do conselho foi realizada na última semana, com a presença de diversos representantes da sociedade civil e de instituições públicas. Participaram membros das comunidades Forno Grande, Campestre e Braço do Sul, além de representantes de instituições públicas de ensino e pesquisa, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Prefeitura de Castelo.

Após a assinatura dos termos de posse, os servidores do Iema Janine Marta Scandiani e Leonardo Paganotti Marinato destacaram a importância dos conselhos na gestão das unidades de conservação. Foram abordados temas fundamentais, como os objetivos gerais e específicos do Parque Estadual Forno Grande, informações sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), detalhes sobre a composição do conselho e do parque, o regimento interno, além das responsabilidades e o papel dos conselheiros.

“A participação ativa dos conselheiros é vital para assegurar que as decisões tomadas sejam representativas e atendam às necessidades de todos os envolvidos, fortalecendo assim a gestão integrada e a governança das unidades de conservação. Por meio da colaboração e do diálogo constante, o Conselho contribui para a construção de políticas públicas mais efetivas e alinhadas com os princípios de sustentabilidade e preservação ambiental”, ressaltou Janine Scandiani.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema