15/05/2019 10h36

Conselho de Desenvolvimento da Região Central Sul será criado nesta quinta-feira (16)

Como parte das atividades do Plano Regional de Desenvolvimento, será instalado, nesta quinta-feira (16), o Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Central Sul. Este é o primeiro conselho que será implantado, num total de nove. O evento será realizado, a partir das 09 horas, no auditório do Sesi/Senai, em Cachoeiro de Itapemirim.

Dentre os municípios contemplados pelos conselhos estão: Apiacá, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta. Posteriormente serão instalados os conselhos das microrregiões central serrana, sudoeste serrana, litoral sul, Caparaó, Rio Doce, centro oeste, nordeste e noroeste. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os municípios da Região Metropolitana.

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, também em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o subsecretário Paulo Menegueli, explica que agora o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área. E, dessa forma, buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

“O diálogo com as instituições e os diferentes segmentos sociais, além da promoção do desenvolvimento regional são premissas do governo. Desta forma, com a implantação dos conselhos, vamos ouvir as demandas de cada microrregião do Estado, a partir das quais será possível executar ações que garantam o desenvolvimento de forma equilibrada e sustentável”, explica Menegueli.

O Plano de Desenvolvimento Regional conta com a gestão conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Terão cadeiras no Conselho Regional as prefeituras, os representantes do Poder Legislativo, do Ministério Público Estadual, do setor produtivo, das entidades locais e das organizações da sociedade civil. “O sucesso deste plano depende do empoderamento de todos os envolvidos. Precisamos aproveitar as potencialidades e vocações de cada cidade, dos grupos e entidades que hoje já atuam em prol do crescimento local”, ressalta o subsecretário Paulo Meneguelli.

A política de desenvolvimento regional terá como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orientará pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.


Serviço:
Instalação do Conselho Regional da Região Central Sul
Onde: Auditório do Centro Integrado Sesi / Senai Affonso Coelho 
Horário: 9 horas
Endereço: Av. Jones dos Santos Neves, Alto Monte Cristo, Cachoeiro de Itapemirim (Entrada pelo Senai)


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Cintia Dias
(27) 3636-9707 - 99942-9537 / (27) 3636-9708 - 99234-1291

Assessoria de Comunicação da SEP
Cláudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071

Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard