Conselho Estadual de Saúde elege novo presidente e membros da Mesa Diretória
Na tarde desta quinta-feira (16), os membros titulares do Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES) elegeram a nova presidente e os integrantes que irão compor a Mesa Diretora do colegiado por um ano. A votação ocorreu durante a 224ª Reunião Ordinária, sendo essa a primeira com os novos conselheiros de saúde que tomaram posse no último dia 10 de setembro.
A nova presidente e também integrante da Mesa, Geiza Quaresma, ressaltou o compromisso com a defesa da saúde pública e com qualidade. Além disso, se comprometeu em exercer um mandato democrático.
“Estou muito feliz com essa oportunidade. Uma das nossas propostas é fortalecer os conselhos municipais e, consequentemente, a saúde como um todo”, destacou.
Foram escolhidos para fazer parte da Mesa mais sete profissionais, sendo um conselheiro para representar os gestores de saúde, um para prestadores de serviços, dois para trabalhadores e quatro para usuários. A lista completa com os nomes está disponível no final do texto.
O secretário executivo do Conselho, Alexandre de Oliveira Fraga, destaca a importância dessa eleição e a representatividade da nova composição da Mesa, que reflete o atual momento do Conselho Estadual de Saúde. “Essa reunião é um ponto de partida para o novo momento do CES que passou por uma renovação de mais de 80% dos membros”.
Os novos membros da Mesa Diretória
Para representar os trabalhadores da Saúde na Mesa Diretória do Conselho Estadual de Saúde do Estado, foram nomeados Márcia Naomi Shigetomi e Geiza Pinheiro Quaresma. Para os gestores, foi escolhido Paulo Roberto Alves Guimarães.
Os usuários serão representados por Ligia Pereira Andreati; Mansour Cadais Filho; Walter Bernardo Ribeiro; e Milene da Silva Weck Terra. Para prestador de serviço será Ricardo Ewald.
O Conselho
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão secundário, de caráter permanente e determinante, composto por prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde. O colegiado tem a função de decidir, junto com a Secretaria da Saúde (Sesa), as diretrizes de planejamento para o Sistema de Saúde Pública Estadual. É um órgão de assessoramento, permanente e deliberativo, composto por 28 representações, sendo um conselho paritário.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br