20/10/2010 21h53 - Atualizado em 21/01/2019 11h57

Conselhos de Saúde de todo o Estado se reúnem em plenária a partir desta quinta (21) em Aracruz

Gestores, profissionais e usuários de saúde de todo o Estado se reúnem nesta quinta (21) e sexta-feira (22) no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, para a IX Plenária Estadual de Conselhos de Saúde e I Mostra de Práticas Educativas no SUS. O evento será aberto às 9 horas pelo secretário de Estado de Saúde Anselmo Tozi.

O objetivo da Plenária é promover a integração dos conselheiros de saúde de todos os municípios capixabas para avaliar e acompanhar a municipalização das ações de saúde no Estado e construir uma agenda de propostas para 2011.

Segundo o secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde (CES/ES), Aylton Simoneli Júnior, um dos principais pontos a serem discutidos no evento é a regulamentação da emenda constitucional 29, que amplia os recursos investidos na área da saúde.

Outro ponto abordado será o papel de cada ente federado do SUS na promoção da saúde. “É importante que a prestação do serviço em saúde seja um trabalho conjunto, com cada ente desempenhando seu papel. Se um município não funciona bem acaba sobrecarregando o Estado”, lembra Júnior.

A conferência de abertura terá como tema “Agenda do Controle Social no Brasil e no Estado para a Construção da Agenda Política”, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior. Haverá ainda três mesas de discussão sobre Reestruturação dos Conselhos de Saúde, Programa de Inclusão Digital (PID) e Prestação de Contas da Coordenação Estadual de Plenárias de Conselhos de Saúde.

Mostra

A I Mostra de Práticas Educativas no SUS, que acontece na sexta-feira (22), tem a finalidade de divulgar as práticas inovadoras desenvolvidas pelas secretarias estadual e municipais de Saúde e o impacto destas práticas nas condições de saúde da população.

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (Participa SUS), que orienta as ações do governo na promoção e aperfeiçoamento da gestão democrática do SUS.

De acordo com a interlocutora estadual do Participa SUS, Eloá Sena Ribeiro, 27 trabalhos foram inscritos para a Mostra e três deles serão apresentados: Corrente ecológica, de Vitória; Abrace a vida, de Anchieta; e Sabão em pó, de Baixo Guandu. Também haverá apresentação de vídeos, peças teatrais e teatro de marionetes.

“A mostra é um momento importante para a socialização dos municípios, que divulgarão as boas experiências que servem de exemplo para a mobilização da sociedade”, ressalta Eloá.

Serviço
Data: quinta (21) e sexta-feira (22), a partir das 8 horas