16/09/2010 20h30 - Atualizado em 21/01/2019 16h46

Construção das novas Unidades Socioeducativas do Iases no Sul do Estado entra na reta final

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, e a diretora presidente do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Silvana Gallina, visitaram nesta quarta-feira (15), as obras das duas novas unidades de atendimento socioeducativas da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. As obras estão na fase final com previsão de entrega no mês de outubro.

Também participaram da visita a diretora Administrativa e Financeira do Iases, Danielle Merisio Fernandes Alexandre; os assessores Alexandre Mendes e Daniel Araújo; e o assessor especial da Sejus, Marcos Roberto Gomes Amorim.

Estão sendo investidos aproximadamente R$ 17,3 milhões na construção da Unidade de Internação Provisória e na Unidade de Internação da Regional Sul para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei. O investimento integra o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos do Governo do Estado.

Serão disponibilizadas 150 vagas, sendo 60 de Internação Provisória e 90 de Internação, que contará com um programa de atendimento realizado em três fases – inicial, intermediária e conclusiva – garantindo a movimentação do adolescente, de acordo com a execução da medida socioeducativa.

As Unidades da Regional Sul serão destinadas a demandas de atendimento socioeducativo de 41 municípios da Região Sul e Serrana. São eles: Afonso Cláudio, Anchieta, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Brejetuda, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Domingos Martins, Guaçuí, Itaguaçu, Itarana, Ibatiba, Iconha, Iúna, Irupi, Ibitirama, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Venda Nova do Imigrante, Guarapari e Vargem Alta.

O projeto arquitetônico das duas unidades do Sul ocupará uma área de 75 mil metros quadrados (m²), sendo 7.984,67 m² de área construída. As estruturas físicas contam com casas de alojamentos; escola; auditório; biblioteca; refeitório; salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social; sala de atendimento médico, psicológico e jurídico; quadra poliesportiva; e espaços para convivência familiar, comunitária e religiosa.

A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou que a descentralização e a regionalização do atendimento objetivam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários do adolescente.

“Entregamos as duas Unidades Regionais do Norte e estamos construindo uma nova Unidade Metropolitana em Vila Velha para regionalizar o atendimento, requisito previsto no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)”, disse Silvana.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, destacou outros benefícios desse modelo de construção. “Por seguir os padrões estabelecidos pelo Sinase, as unidades possuem salas de aula, espaços para prática esportiva e frentes de trabalho, possibilitando a qualificação dos adolescentes e o ingresso posterior no mercado de trabalho”, defendeu.

Grande Vitória

Além da regionalização do atendimento no Norte e no Sul do Estado, o Iases também está investindo na construção de novas Unidades e novos espaços para o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei na Grande Vitória.

Neste trimestre está prevista a entrega da Unidade de Internação Provisória II (Unip II), em Cariacica-Sede, com capacidade de atendimento para 80 adolescentes, e da Unidade de Internação Metropolitana para adolescentes e jovens, entre 17 e 21 anos, em Vila Velha.

O Iases também licitou a obra do novo Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), que vai integrar atendimento do Iases, da Vara da infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícias Militar e Civil.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol