08/11/2010 14h00 - Atualizado em 18/01/2019 16h27

Construção do novo Hospital Dório Silva entra na fase final de estrutura

As obras de construção do novo Hospital Estadual Dório Silva estão avançando e entram na fase final de estrutura. Constituído por sete blocos e com uma área construída de 32 mil metros quadrados, todas as lajes que compõem o empreendimento já foram executadas e, com isso, o complexo hospitalar atingiu a configuração final que terá.

Para se ter uma ideia da dimensão da obra, para executar cada uma das sete lajes que integram a maior edificação do hospital – o bloco de imagem e internação – foram necessários 450 metros cúbicos (m³) de concreto, o que equivale a 55 caminhões de concreto por pavimento.  

Em paralelo à finalização da fase estrutural da obra, está sendo executado o fechamento dos blocos, ou seja, a fase de alvenaria. Todos os prédios já estão com as paredes sendo construídas e, o bloco que vai abrigar diversas máquinas, como os geradores do hospital, é o mais adiantado e já recebeu reboco e pintura. As obras estão sendo fiscalizadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Para o diretor geral do Iopes, Pedro Firme, a obra está sendo executada com a qualidade esperada. “Conseguimos superar duas fases críticas de uma obra que são a fundação e a estrutura. Estamos satisfeitos porque a empresa contratada está realizando a construção de acordo com o planejado. Vamos trabalhar para que as fases seguintes sejam executadas com a mesma qualidade e dentro do cronograma”, afirmou.   

Novo Dório Silva

Com um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, de R$ 122 milhões, o novo Dório Silva terá pelo menos 50% a mais de leitos do que a unidade atual, totalizando pelo menos 371 leitos, distribuídos entre UTI, UTIN, semi-intensivos, enfermaria, Centro de Tratamento de Queimados, entre outros. A unidade receberá, ainda, mais equipamentos destinados a exames e cirurgias de alta complexidade.

 

O Hospital está sendo construído dentro de um conceito moderno, com instalações que vão proporcionar maior conforto para os pacientes, médicos, enfermeiros, técnicos e demais trabalhadores da saúde. O complexo está sendo edificado em uma área de aproximadamente 40.000m², na Avenida Paulo Pereira Gomes, em Morada de Laranjeiras, a aproximadamente dois quilômetros da atual sede.

Projeto verde

O projeto de construção do novo Hospital está enquadrado no “estilo verde”, ou seja, inserido no conceito ecologicamente correto que visa ao consumo racional dos recursos naturais.

A energia solar será aproveitada para aquecimento de água. Além disso, haverá um reservatório coletor de águas pluviais, que permitirá o aproveitamento para irrigação, em bacias sanitárias e para lavagem de piso. Os metais sanitários serão do tipo economizadores. O ar condicionado terá reduzida emissão de gases, o que também permitirá a economia de energia.

As luminárias da nova unidade contarão com lâmpadas de alta eficiência. O sistema elétrico será do tipo misto, com utilização de gás natural e energia elétrica, com melhor eficiência e baixo custo.

Empregos

A obra está gerando diversas oportunidades de emprego. Nesta fase, aproximadamente 400 pessoas estão trabalhando diretamente na construção. Quando o Hospital estiver funcionando, a previsão é que sejam geradas 1.850 vagas diretas de emprego – para profissionais da área da saúde e pessoal administrativo – além de vagas indiretas para comerciantes locais.

 



Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iopes
Bernardo Aguirre
3636-2005 / 9972-5862
bernardo@iopes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard