11/10/2017 18h08 - Atualizado em 11/10/2017 18h10

Cônsul-geral dos EUA visita Escola Viva São Pedro, em Vitória

Foto: Assessoria Sedu-ES

Nesta quarta-feira (11), a Escola Viva São Pedro, em Vitória, recebeu uma visita especial. O cônsul-geral dos Estados Unidos, James Story, esteve na unidade para conhecer de perto a dinâmica da escola, que trabalha o projeto de vida como eixo principal.

O cônsul-geral veio à capital capixaba para uma palestra com empresários e aproveitou a estadia para conhecer o modelo de educação em tempo integral implantado no Espírito Santo.

Lá, conheceu os espaços que foram apresentados pelos próprios estudantes, e ouviu um pouco sobre como estão construindo seus projetos de vida e as experiências vivenciadas na escola de educação integral.

James Story é o cônsul-geral no Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Ele chegou ao Brasil em 2015, vindo de Washington, D.C., onde atuava como Diretor dos Programas Internacionais de Narcóticos e Manutenção da Lei (INL) do Hemisfério Ocidental. Ele também foi diretor do Escritório de Narcóticos e Manutenção da Lei em Bogotá, Colômbia, Representante Civil Sênior da Força Tarefa Rakkasan no Sudeste do Afeganistão e Chefe do Departamento Político e Econômico e Cônsul-Geral Adjunto em São Paulo, Brasil.

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária vai das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

Atualmente, o programa Escola Viva possui 17 unidades em funcionamento em 15 municípios do Estado. Para 2018, foram anunciadas 20 mil vagas para os estudantes capixabas em mais 15 novas unidades. Agora, ao todo, serão 32 unidades em tempo integral.

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799. Para conhecer mais sobre o programa Escola Viva, acesse o site www.escolaviva.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Gustavo Rosa

vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard