Consultores rurais do Bandes recebem capacitação em São Mateus
Os parceiros-consultores do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) que elaboram projetos de financiamento do segmento rural na Região Norte do Estado participaram de uma capacitação, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), no Centro de Formação Maria Olinda, distrito de Nestor Gomes, em São Mateus.
O treinamento Ingressando Bandes é a forma que o banco estruturou para melhorar a qualificação dos profissionais que elaboram os projetos de financiamento no Bandes, proporcionando mais agilidade nas solicitações na liberação dos recursos.
Na capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer o fluxo operacional das solicitações de financiamento, além de receber informações sobre cadastro, documentação, elaboração e acompanhamento de projetos.
De acordo com o gerente de Relacionamento do Segmento Rural do Bandes, César Roriz de Souza, o banco já promove capacitações para os consultores, estruturadas para atender ao elevado número de propostas de financiamento que o banco tem recebido no segmento rural, o que tem melhorado o atendimento aos clientes.
“Hoje, o nosso grande desafio é trabalhar junto aos consultores a melhora na qualidade das propostas de financiamento que chegam ao banco. O nosso objetivo no treinamento é trazer o conhecimento necessário para melhorar a qualidade dos projetos apresentados. Com mais qualidade nas propostas de financiamento, o banco ganha agilidade na tramitação e, consequentemente, na liberação do recurso para o produtor rural”, destaca o gerente.
Quem participou do Ingressando Bandes foi a engenheira agrônoma Pabliane Ramos Lavinscky, de São Mateus, que aprovou o treinamento. “A capacitação técnica nos procedimentos dos projetos de financiamento do Bandes era uma demanda que nós tínhamos na região. Neste tipo de treinamento podemos conhecer não só o sistema de trabalho do banco, como também os técnicos que irão nos atender, fortalecendo a parceria”, ressalta Pabliane.
Pabliane Ramos Lavinscky |
Desempenho no segmento rural
A estimativa do Bandes para 2010 é fechar o ano com cerca de R$ 153 milhões de recursos liberados em cinco mil operações contratadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em 2009, o banco realizou 4,6 mil operações com R$102 milhões de recursos liberados para empreendimentos rurais de base familiar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato
Tel: 3331-4352/ 9945-5907
Luciana Wernersbach
Tel: 3331-4322
Texto: Wilson Igreja
www.twitter/bandes_ES
www.bandes.com.br