24/03/2025 17h10

Coral Maria Marias realiza apresentações em comemoração ao Mês da Mulher

O Coral Maria Marias, composto por internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), iniciou o calendário de apresentações neste mês, durante eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher. A primeira delas foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Vitória. O evento foi realizado na semana passada.

Conduzidas pela maestrina, Simone Vaz Lopes, e acompanhadas no sax pelo músico Thiago Rocha, da Felling Art Musical, o grupo apresentou um repertório diversificado, com músicas de compositores consagrados como Vinícius de Moraes e Alcione.

O Coral Maria Marias também se apresenta durante o lançamento do livro “Histórias de Mãe e Filha”, que reúne contos produzidos por internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). O evento, realizado em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em comemoração ao Mês da Mulher, acontece na próxima quarta-feira (26), no auditório do órgão, localizado em Jardim América, Cariacica.

A maestrina Simone Vaz Lopes é advogada civilista e conduz o Coral Maria Marias de forma voluntária. “É um privilégio estar maestrina no Coral Maria Marias. A experiência tem sido fantástica, pois através desse trabalho muitas potências escondidas são reveladas. O coral, além da ressocialização, tem sido uma ponte entre as apenadas e suas famílias, que se emocionam em saber que elas estão oferecendo algo de positivo à sociedade por meio da música. Ao perceber o apoio e interesse da família pela atividade, muitas delas resgataram o senso de pertencimento e dignidade com a música”, disse Simone Vaz Lopes.

A diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), Patricia Castro, destaca que o coral formado por internas representa não só uma atividade artística, mas uma verdadeira oportunidade de ressignificação e transformação na vida dessas mulheres.

“Por meio do coral, as internas desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, disciplina e autoconfiança. A presença da voluntária Simone Vaz Lopes tem sido fundamental nesse processo, proporcionando não apenas orientação musical, mas também apoio emocional e motivacional. Além disso, o Coral Maria Marias reflete um importante esforço de reintegração social. Ao se apresentarem em eventos e compartilharem seu talento com a sociedade, as internas têm a oportunidade de desafiar estigmas e preconceitos, mostrando que são capazes de contribuir significativamente para a sociedade”, concluiu.

Para marcar as comemorações da data, o Coral também se apresentou em eventos internos do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), como na inauguração da Rádio Florescer, projeto de ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus) que alia informação e entretenimento à gestão prisional.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 - 99933-8195 / (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard