Coronel Antônio Duarte: alunos simulam produção de fóssil em aula de Geografia
Os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel Antonio Duarte, localizada em Iconha, tiveram uma aula de Geografia curiosa: eles tiveram a experiência de produzir uma simulação de um fóssil.
A atividade teve inicio na casa dos alunos. Eles escolheram algum objeto para ser “fossilizado” e colocaram em meio à argila e deixaram secar por alguns dias. No dia em que abriram a argila para ver o “fóssil,” no pátio da escola, os alunos ficaram encantados com o que viram.
Antes do trabalho prático, a professora de Geografia Kênia Rossi explicou para os alunos sobre a evolução da Terra e como os cientistas e historiadores descobrem fatos que aconteceram há anos atrás. A aluna Ana Paula da Silva aprendeu muito com a atividade. “Eu fossilizei folhas e quando abri eu achei muito interessante porque as folhas estavam lá, com a forma certinha.”
Segundo a professora Kênia Rossi, o trabalho prático melhorou a compreensão dos alunos sobre a matéria. “Eu expliquei que aquilo era somente uma experiência e que, na realidade, os fósseis ficam muitos anos na terra. Os alunos ficaram encantados com as marcas que ficaram do objeto depois de uma semana. Isso contribuiu muito para o aprendizado deles. E isso foi visível nas avaliações sobre o assunto, eles tiveram um rendimento muito bom.”
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso