22/07/2010 19h30 - Atualizado em 24/01/2019 12h31

Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados com elevadores

O Corpo de Bombeiros Militar faz algumas orientações à população de como proceder em caso de pane em elevadores. A primeira orientação é manter a calma para não causar efeito cascata de desespero entre as outras pessoas, e o mais indicado é apertar imediatamente o alarme do elevador e ligar para o Corpo de Bombeiros.
 
Caso o alarme não funcione e os aparelhos celulares também não estejam funcionando, a pessoa que estiver dentro do elevador pode tentar um contato auditivo com quem estiver fora. Mas isso não significa ficar gritando, e sim tentar chamar a atenção de alguém que esteja passando pelo local no momento.

Assessoria de Comun./CBMES
Crianças não devem entrar sozinhas no elevador.

O risco de faltar ar no elevador é praticamente descartado. Quanto mais nervosas as pessoas estiverem é pior, pois irão consumir mais oxigênio. O elevador não é totalmente fechado e existe uma passagem de ar mínima. Então, o que piora a sensação de “sufocamento” é a tensão.
 
Se o elevador parar entre a parede e o vão, as pessoas não devem tentar abrir a porta nem pular, porque correm o risco de cair no poço ou ele voltar a funcionar no momento em que eles estiverem tentando pular.
 
Uma das dicas mais importantes é que as crianças não devem entrar sozinhas no elevador, até mesmo porque elas podem exceder o limite de capacidade e ficarem pulando por brincadeira e isso pode levar à pane.
 
O risco de despencar, levando em consideração os aparelhos de segurança que o elevador tem, incluindo um limitador de velocidade que não permite que ele caia em queda livre, é quase nula. Os barulhos dos cabos que as pessoas às vezes ouvem podem ser do funcionamento normal dos trilhos.
 
As chaves do elevador, que abrem a porta e a caixa de máquina, nunca devem ser utilizadas porque podem ser uma arma na mão de pessoas despreparadas. É importante que o responsável pelo prédio esteja com as chaves em mãos para ajudar o Corpo de Bombeiros no momento do resgate.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM;
Tel: 3137-4434; 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard