22/08/2010 12h16 - Atualizado em 22/01/2019 14h24

Corpo de Bombeiros comemora 13º ano de emancipação com competição

Na semana em que o Corpo de Bombeiros Militar comemora treze anos de emancipação da Polícia Militar, a Corporação promove, nesta terça-feira (24),  a partir das 8 horas, a competição técnico-profissional intitulada “Equipe Operacional Padrão”.

As atividades serão realizadas no Quartel do Comando Geral e na praia da Curva da Jurema, em Vitória. O evento é aberto ao público.

Diferente de outros tipos de competição, esta compreende um conjunto de ações de combate a incêndio e salvamento. Durante as atividades, além do preparo e resistência física, a meta é medir o preparo técnico, a capacidade de trabalho em equipe, a coragem e a perseverança.

As etapas da competição

A competição será dividida em cinco etapas, abrangendo atividades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e corte de árvores, que ocorrerão durante a terça-feira (24).

1ª Etapa - Combate a Incêndio: Tarefa em que as equipes deverão estabelecer linhas de mangueiras simulando combate a incêndio.

2ª Etapa - Ressuscitação Cárdio-Pulmonar (RCP): Haverá duas vítimas nesta etapa e a tarefa da equipe será a de realizar os procedimentos de RCP, obedecendo às diretrizes de RCP, AHA, 2005, com vítima adulta.

3ª Etapa - Imobilização e Transporte de Vítima: Tarefa em que cada equipe deverá realizar a imobilização de um membro inferior e da região cervical de duas vítimas.

4ª Etapa - Corte de Árvore: Tarefa em que os integrantes da equipe deverão subir um poste localizado próximo ao pórtico de salvamento em alturas.

5ª Etapa - Natação Aplicada: Tarefa que será realizada na praia da Curva da Jurema, onde cada integrante da equipe deverá realizar uma corrida de 100 metros em faixa de areia e na sequência, 200 metros de natação.

O número de equipes participantes é limitado a uma para cada unidade de bombeiros, que são: 1º, 2º, 3º e 4º Batalhão de Bombeiros Militar e as 1ª, 2ª e 3ª Companhias Independentes de Guarapari, Aracruz e Colatina, respectivamente; além do Centro de Atividades Técnicas e da  Companhia de Comando e Serviço, sediada em Vitória.

Cada equipe será composta por quatro integrantes titulares e um suplente.

Emancipação

Desde a criação do embrião do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, em 26 de dezembro de 1912, sob o comando da Polícia Militar do Estado, já se passaram quase 98 anos de serviços prestados à comunidade capixaba. De lá para cá, a corporação teve nomes diversos, cresceu em relação à estrutura, ao número de batalhões, à demanda e ao efetivo, que inicialmente contava apenas com 13 homens, sendo um  Cabo e 12 bombeiros.

Assim, ganhou cada vez mais importância no contexto da segurança pública e no cumprimento de sua missão: ‘Vidas Alheias e Riquezas Salvar’. Diante dessas quase dez décadas de história, os últimos treze anos tiveram uma relevância especial. Exatamente em 25 de agosto de 1997, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo ganhou vida própria, com a desvinculação da Polícia Militar, passando a ser mais uma corporação militar local e alcançando autonomia para formular as suas próprias políticas.




Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM;
Tel: 3137-4434; 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br
Site: www.cb.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard