19/07/2010 21h54 - Atualizado em 24/01/2019 12h51

Corpo de Bombeiros comemora resultado em pesquisa

Pesquisa realizada pelo Instituto Futura no mês de junho deste ano, na região da Grande Vitória, apontou o bombeiro militar como a profissão mais confiável para os capixabas.

No ano de 2009, pelo oitavo ano consecutivo, os bombeiros militares mantiveram-se como campeões absolutos na opinião dos capixabas. E nesse ano, os índices permaneceram, pois estes profissionais continuam em primeiro lugar, com 84,9% de confiança (a soma dos que “confiam muito” com os que “confiam”).

O Corpo de Bombeiros atribui esse reconhecimento à forma de abordagem à população, atendendo a todas as ocorrências independentes de faixa etária, etnia ou de classe social. Segundo avaliação, isso tem contribuído para a melhoria no atendimento. A Instituição tem correspondido essa credibilidade mediante várias ações que visam a atender melhor a sociedade.

No ano passado foram inaugurados os quartéis de Guarapari e de Marechal Floriano. Neste ano serão inauguradas as unidades de Aracruz e Nova Venécia, e está em andamento o processo licitatório para as unidades de Guaçui, Anchieta e Cariacica, e ainda foi anunciado concurso com 200 vagas para soldados e oito para oficiais.

Atividades desenvolvidas pelos bombeiros militares

O bombeiro militar realiza diversas atividades inerentes à profissão, como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, resgate de vítimas poli-traumatizadas presas em veículos, ações de defesa civil, prevenção e normalização contra-incêndio e pânico, ou seja, as áreas de conhecimento são amplas e aperfeiçoadas ao longo da carreira em cursos de especialização.

Plano de Expansão

O plano de expansão é fruto de um detalhado estudo de viabilidade, que foi feito pelo Governo do Estado através da 3ª Seção do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar, o qual apontou os municípios onde serão implantadas novas unidades da Corporação. São eles: Cariacica, Aracruz, Nova Venécia, Guaçui e Anchieta.

Após a construção das novas unidades, serão 14 os municípios que contarão com unidades operacionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçui, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz e Nova Venécia.

Para a escolha dessas cidades foram levados em consideração diversos requisitos e aspectos, dentre eles: população, economia, tempo-resposta, malha viária, projeções futuras de desenvolvimento, industrialização, centro comercial, dentre outros.

A aquisição de viaturas e equipamentos que proporcionarão a ampliação do serviço de prevenção de incêndio e pânico, bem como possibilitará uma sensível redução no tempo de atendimento, já está em curso através de processos licitatórios promovidos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e até o final de 2010 já deverão estar concluídas.

O Corpo de Bombeiros Militar formou no dia 04 de dezembro de 2009 uma turma de soldados, composta por 122 integrantes.

O curso, iniciado em 16 de abril do ano passado, teve mais de oito meses de duração, durante os quais os alunos foram submetidos a uma extensa grade curricular com diversas disciplinas, tais como: salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, resgate em regiões alagadiças, corte de árvores em risco, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos e defesa civil. As partes física, psicológica e intelectual foram exigidas ao máximo, tendo como objetivo preparar o futuro bombeiro militar para o desempenho das suas missões.

Outros 113 alunos-soldados estão em treinamento desde o dia 16 de abril deste ano e a previsão é que se formem em dezembro desse ano.  Além disso, foi autorizado no último dia 08 de julho um novo concurso público para 200 novos soldados e oito oficiais.

Melhora dos serviços prestados

Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP)

No mês de maio entrou em vigor a nova legislação de segurança contra incêndio e pânico (COSCIP), na qual as inovações apontam para uma padronização em âmbito nacional, bem como o uso de novas tecnologias que reduzam danos a vítimas e ao patrimônio público e privado. Desde 1978 a lei não era atualizada.

O novo código abrange aspectos como: dinamiza a fiscalização; acompanha as inovações tecnológicas na área de prevenção de combate de incêndio e pânico; confere valores às multas, em caso de não adequação das obras e edificações; delimitam competências; e, até mesmo, com a construção de condomínios residenciais de maior porte (sendo alguns fechados e cercados, podendo atrapalhar o acesso da viatura ao local do sinistro e seu abastecimento), padroniza o acesso e o trânsito de viaturas.

Integrado de Atividades Técnicas (SIAT)

No mês de junho foi lançado o Sistema Integrado de Atividades Técnicas (SIAT) que é uma ferramenta que armazena no banco de dados do Corpo de Bombeiros as informações de projetos de edificações que devem ser produzidos em conformidade com as normas de proteção contra incêndio e pânico.

A informatização do sistema permite a desburocratização e a agilidade na aprovação e expedição de certidões de vistorias de “habite-se” e a regularização de imóveis residenciais e comerciais quanto à segurança contra incêndio e pânico em todo o Estado.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente-Coronel BM