18/11/2010 15h29 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

Corpo de Bombeiros forma crianças do Projeto Bombeiro do Futuro em Guarapari

Na tarde desta quarta-feira (17), no Quartel da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, em Guarapari, foi realizada a solenidade de formatura de mais uma turma do Projeto “Bombeiro do Futuro”, composta por 51 crianças.

Participaram da solenidade o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota; o comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar em Guarapari, major Bruno Tadeu Rigo; o secretário municipal de Meio Ambiente, Jose Jacinto Baldoto; o secretario de Turismo, Adriani Sbardeloti Serpa; e o major PM Marcio Lopes, representando o comando do 10º BPM.

O Projeto Bombeiro do Futuro teve por inspiração a necessidade de se contrapor à onda de violência que ameaça crianças e adolescentes. Seu público-alvo são jovens com idade entre 10 a 14 anos, em situação de extremo risco social. Visa a reforçar e resgatar os valores de cidadania, de civismo e a aproximação deles com o poder público.

Suas atividades tiveram início em abril de 2007 e, em princípio, atuou de forma experimental, por meio de um projeto-piloto, desenvolvido em dois bairros do município de Serra: Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Em 2008, foi desenvolvido no município de Marechal Floriano para crianças matriculadas em escolas públicas. E em 2009, o projeto teve início em Vitória.

Em Guarapari, o projeto contou com a parceria da prefeitura. Para viabilizar a implantação do projeto e proporcionar uma abordagem pedagógica adequada, o Corpo de Bombeiros capacitou diversos bombeiros. Os alunos tiveram aulas de ordem unida, primeiros socorros, noções da atividade de bombeiro, noções de informática, cidadania, direitos humanos e educação física.

Assessoria de Comunicação/CBMES
Samuel Rodrigues Barboza – Tenente-coronel BM