Corpo de Bombeiros forma turma de Aperfeiçoamento de Sargentos
Na tarde desta quinta-feira (30), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizou mais uma a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, no Quartel da Corporação, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
Os 22 sargentos auxiliarão os chefes de seção no desempenho dos serviços; chefiarão as mais variadas guarnições de serviço operacional; e serão o elo entre os oficiais e praças, facilitando a comunicação das ordens e cumprimentos das missões a eles designadas.
“Tenho absoluta convicção de que, além da cada vez mais consistente preparação intelecto-profissional, está a nossa vontade incondicional de servir com excelência a sociedade. É o que me permito predizer, dada a grandeza que caracteriza esta turma”, ressaltou o sargento Carlos Alberto Mendes De Souza, orador e primeiro colocado da turma.
O treinamento do grupo – que vai integrar as novas unidades contempladas no Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros, tanto da Grande Vitória como no interior – teve duração de quatro meses e meio.
Durante este período, os sargentos foram submetidos a uma extensa grade curricular, com diversas disciplinas, tais como: planejamento estratégico; gestão de suprimentos, ambiental, da comunicação organizacional, de recursos humanos e de rotinas administrativas; direito administrativo; processos investigativos e disciplinares; ética na administração publica; legislação e prática de analise de projetos; administração em Defesa Civil; e elaboração de projetos institucionais, planos operacionais e manuais técnicos.
“Tanto o curso como a promoção sirvam pra vocês como um degrau que vai ser atingido, que vai trazer melhorias, não só econômicas, mas que vai trazer junto o momento das responsabilidades. É sempre bom frisar isso. É muito boa a promoção que vem com maior remuneração, mas também a responsabilidade. E esse é um cuidado que a gente tem que ter”, frisou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota.
Plano de expansão
Atualmente existem nove unidades distribuídas pelo Estado, sendo que o Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros, fruto de um detalhado estudo de viabilidade, apontou os municípios onde serão implantadas novas unidades: Cariacica, Aracruz, Nova Venécia, Guaçuí e Anchieta.
A construção dessas novas unidades obedecerá ao projeto arquitetônico, que prevê modernas soluções ambientais, como reaproveitamento da água da chuva e da luz solar, e que foi concebido para permitir o funcionamento de uma unidade operacional com toda a estrutura de atendimento ao público, por meio da Seção de Atividades Técnicas, responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção de incêndio e pânico, além de outras missões constitucionais da Corporação.
As novas unidades serão dotadas de espaço específico para desenvolvimento de atividades de cunho social, como o Projeto Bombeiro do Futuro, e palestras educativas para a comunidade, que englobará assuntos como noções de primeiros-socorros e prevenção a acidentes domésticos.
Após a construção das novas unidades serão 14 os municípios que contarão com unidades operacionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Guaçuí e Nova Venécia, o que resultará na diminuição do tempo-resposta aos atendimentos das ocorrências em todo o Estado.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/CBMES
Samuel Rodrigues Barboza Tenente-coronel BM
Tel: 3137-4434 / 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br