20/08/2010 21h34 - Atualizado em 22/01/2019 14h24

Corpo de Bombeiros implanta programa de prevenção a estresse pós-traumático

O trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros expõe seus servidores a eventos que podem desencadear um estresse pós-traumático.  São atividades operacionais que podem ser de grandes proporções ou ocorrências de maior gravidade, com vítimas e situações críticas, por exemplo, acidentes envolvendo crianças, ou até em situações onde a equipe se sinta impotente, por motivos diversos.

Esses eventos podem ser considerados como estressores e podem desencadear uma série de sintomas, que impossibilitam o bombeiro o desenvolvimento de suas atividades de forma saudável.

A partir dessa análise, o Corpo de Bombeiros Militar desenvolve o programa de prevenção estresse pós-traumático, que tem a finalidade de propor diminuição dos danos psíquicos.

O programa atende a grupos de bombeiros que foram expostos a grande estresse em atendimento à ocorrência de maior gravidade, com possibilidade de desenvolver o estresse pós-traumático.

O objetivo do programa é a diminuição do nível de tensão, proporcionando reflexão e autopercepção, para fins da prevenção do transtorno do estresse pós-traumático.

O programa atenderá também bombeiros que estejam demonstrando estresse crônico na realização de suas atividades profissionais.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo
Samuel Rodrigues Barboza – Tenente Coronel BM
Tel.: 27 3137 4434 / 9946 0329
e-mail: bm5emg@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard