14/10/2010 19h55 - Atualizado em 21/01/2019 12h24

Corpo de Bombeiros Militar inaugura nova unidade em Aracruz

Na manhã desta quinta-feira (14), o Corpo de Bombeiros Militar inaugurou a nova sede da 2ª Companhia Independente, em Aracruz. Os serviços oferecidos vão desde combate a incêndios urbanos e florestais, socorro a acidentes automobilísticos, resgate em altura, atendimento pré-hospitalar, bem como atividades ligadas à prevenção contra incêndio e pânico, tais como vistoria de “habite-se” e de regularização de edificações comerciais e residenciais.

A 2ª Companhia Independente está instalada na Avenida Presidente Castelo Branco, 476, Bairro Bela Vista, e atenderá a seis municípios: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Fundão, Santa Teresa e Itarana – atuando em uma área de 3.183 quilômetros quadrados, com uma população estimada em 150 mil habitantes.

 


 

 O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Paulo Hartung; os secretários Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social e de Desenvolvimento, André Albuquerque Guarcia e Márcio Félix, respectivamente, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, o secretário-chefe da Casa Militar, Hélvio Andrade, o coronel Fronzio Calheira Mota; os prefeitos de Aracruz e Ibiraçu, Ademar Devens e Naciene Vicente, o delegado de polícia Lauro Coimbra, superintendente de Polícia do interior;  além de representantes de empresas locais, de brigadistas voluntários e de alunos de escolas da rede municipal de ensino.

Na ocasião o governador do Estado, Paulo Hartung, recebeu uma homenagem da Corporação pelo reconhecimento de seu empenho no desenvolvimento e ampliação dos serviços oferecidos  à população capixaba.

Durante o evento o hino nacional brasileiro foi cantado pelo Coral Arte Dance, coordenado pela professora Nívea Renata e sua auxiliar Geisa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Honório Nunes de Jesus, e acompanhado por todos os presentes.

Em seu discurso, o Coronel Fronzio Calheira Mota, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, ressaltou a importância da inauguração da obra, que se constitui num marco para a concretização do planejamento não só para  as construções como também da localização das unidades a serem implantadas.

“Ressalto a importância da concepção do projeto arquitetônico, que ao mesmo tempo cumpriu a funcionalidade das atividades de bombeiros como também trouxe beleza às construções do Estado”, disse o comandante. Em sua fala direcionada aos bombeiros militares que fazem parte do efetivo da nova unidade, ele solicitou que se empenhem para retribuir à população tudo aquilo que o Estado está investindo. “Cuidem da população como se você um parente seu, combatam incêndios como se eles ocorressem em propriedades de seus familiares e ao retirarem alguém das ferragens como se fossem seus filhos,  esposas ou esposos, pois dessa forma estarão retribuindo o que se está investindo”, frisou ele. 

"Aracruz tem despontado como um dos municípios mais promissores do Espírito Santo e com esse crescimento não poderíamos deixar de lado a parceria com o Governo do Estado para a construção da unidade do Corpo de Bombeiros em nossa cidade. Até hoje o nosso município sempre dependeu do trabalho das unidades de Vitória e de Linhares e a distância causava uma angústia muito grande nos nossos moradores. Agora, graças à sensibilidade do governador Paulo Hartung e à parceria que a Prefeitura sempre manteve com o Governo, temos uma nova realidade", afirmou o prefeito de Aracruz, Ademar Devens.

O governador Paulo Hartung elogiou o padrão construtivo da obra e ressaltou que a unidade, além de funcional, ficou muito bonita. Hartung aproveitou para parabenizar a todos os profissionais que colaboraram para que ela se tornasse realidade.

“Estamos encerrando o Governo com um conjunto extraordinário de obras a serem inauguradas, obras como essa que estamos entregando à sociedade hoje. Nesta sexta (15), iremos inaugurar outra unidade do Corpo de Bombeiros Militar, em Nova Venécia, no Norte do Estado, onde também iremos inaugurar mais uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)”, afirmou.

O governador enfatizou que, além das obras que serão inauguradas ainda este ano, outras 280 obras em andamento estarão prontas para serem inauguradas no ano que vem, pelo próximo Governo. “Estamos deixando, no entanto, mais do que obras físicas. Estamos deixando um conjunto de valores republicanos que precisam ser cultivados por todos os agentes públicos”, ressaltou.

Hartung acrescentou, ainda, que o Governo do Estado vem trabalhando para implantar unidades do Corpo de Bombeiros Militar em todas as regiões do Espírito Santo, com o objetivo de descentralizar os serviços prestados pela Corporação. “Queremos que todas as regiões capixabas possam contar com unidades do Corpo de Bombeiros, para que possamos melhorar cada vez mais o tempo de resposta às ocorrências”, pontuou.

Visita

Durante a visita às novas instalações, o governador conheceu os múltiplos espaços destinados a abrigar diversas atividades, como os almoxarifados operacionais de equipamentos de combate a incêndio urbano e florestal, mergulho e salvamento em alturas.

Tempo – Resposta

A presença efetiva do Corpo de Bombeiros na região representa uma considerável redução do tempo de resposta, principalmente para as chamadas de atendimento a acidentes automobilísticos e aos variados tipos de ocorrências atendidas pela Corporação.

A redução do tempo resposta é uma política almejada pelo Corpo de Bombeiros . O planejamento estratégico que apontou a instalação de unidades em Aracruz e Nova Venécia contempla ainda outras implantações nos municípios de Cariacica, Anchieta e Guaçuí, no ano de 2011. Ao final desse ciclo o tempo resposta pra o atendimento em todo território estadual reduzirá de 1h 34 para 38 minutos em média.

Unidade Padrão

Com uma proposta diferenciada, as sedes das unidades operacionais do Corpo de Bombeiros em Aracruz e em Nova Venécia foram concebidas com o mesmo projeto. Para cada sede foi construído um prédio, com mais de 1,2 mil m² de área, distribuída por dois pavimentos. O primeiro pavimento está dividido em sala de instrução, recepção, almoxarifado, academia, sala de apoio e expurgo.

O segundo pavimento oferece alojamentos e vestiários masculinos e femininos, sala de reunião, sala administrativa, sala de comando, refeitório e recreação e cozinha. O atendimento ao público será realizado por meio da Seção de Atividades Técnicas, responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção de incêndio e pânico.

Arquitetura audaciosa

Além da estrutura necessária para abrigar todo o efetivo do batalhão e oferecer atendimento ao público de qualidade, os prédios trazem elementos na fachada que contextualizam a atividade do bombeiro: uma grande cobertura metálica em forma de onda - representando a água - e uma estrutura de alumínio (brise), pintada de vermelho em forma de um emaranhado – representando o fogo.

A cobertura metálica em forma de onda possui uma arquitetura audaciosa e, além de representar o elemento água, funcionará como cobertura do pátio das viaturas. A estrutura em aço, que pesa 12,5 toneladas, não possui nenhum apoio no solo, como pilares ou colunas. Ela está apenas apoiada em uma viga com o auxilio de dois tirantes, o que permite uma área de balanço de 200 m². Com essa concepção, a impressão que se tem é que a cobertura está “flutuando” na frente do prédio, o que garante leveza ao objeto e a ilusão de ser uma verdadeira onda d’água apagando o fogo representado pela brise vermelha.

O projeto foi concebido dentro dos preceitos de arquitetura sustentável, pois são edificações que aliam eficiência energética com qualidades arquitetônica e social. As unidades vão receber, ainda, um sistema de captação e utilização de energia solar. Além disso, a taxa de ocupação dos terrenos é baixa, cerca de 20%, o que assegura uma maior área verde e permeável. As obras foram gerenciadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Novas viaturas

As novas viaturas adquiridas fazem parte de um convênio entre o governo do Estado e a Secretaria de Segurança Publica (SESP) com a Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp) que totaliza um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões na aquisição e reforma de viaturas operacionais, contabilizando um recorde de investimentos nestes treze anos de autonomia administrativa e financeira.

As novas unidades contarão com viaturas de combate a incêndio, resgate, transporte pessoal, vistorias e corte de arvore, além de equipamentos de mergulho,salvamento em alturas e incêndios florestais.

Novos uniformes

As tropas das novas unidades que participarão da inauguração estarão vestindo o novo fardamento comprado pela Corporação com inovações importantes para ser utilizado no serviço operacional.

Esse uniforme recebeu faixas refletivas para aumentar a sua visibilidade durante a noite, além de receber tecidos mais elaborados com novas tecnologias que garantam maior performance e segurança.

Com este novo modelo os bombeiros ganham em mobilidade e facilidade ao acessar equipamentos de proteção individual que podem ser guardados nos bolsos, por exemplo. 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM;
Tel: 3137-4434; 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br
Site: www.cb.es.gov.br
.
Assessoria de Comunicação do Iopes
Bernardo Aguirre
3636-2005 / 9972-5862
bernardo@iopes.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard