18/08/2010 21h56 - Atualizado em 22/01/2019 14h33

Corpo de Bombeiros realiza curso de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

Nesta quarta-feira (18), o Corpo de Bombeiros iniciou o curso de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), no auditório do QCG na Enseada do Suá, em Vitória. A capacitação, com dois módulos (básico e avançado), acontece até sexta-feira (20), com a participação de projetistas, engenheiros e oficiais do Corpo de Bombeiros.

O objetivo é capacitar profissionais da área de engenharia sobre sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, tipos de proteção, dimensionamento de SPDA, inspeção, fiscalização em obras, bem como outros assuntos relacionados.

O curso é baseado na NBR5419, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta a instalação de pára-raios, e é ministrado pelo engenheiro Normando Alves, diretor técnico da Termotécnica Pára-raios.

O SPDA é um sistema de pára-raios que oferece além de segurança, um ganho estético para a fachada das edificações, com redução de custos, se instalado antes do inicio da obra, que possibilitam dispersão da corrente de descarga, minimizando o risco de centelhamentos perigosos e a eliminação de interferências estéticas causadas por condutores de descida nas fachadas das edificações

“Devido ao aumento de incidências de descargas atmosféricas no Espírito Santo e a mudança na norma NBR5419, o encontro traz a possibilidade de repassar as atualizações a serem aplicadas nas edificações vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros”, ressaltou o major Áureo Buzzato, subcomandante co Centro de Atividades Técnicas.

Para o engenheiro eletricista, Alexandre Duarte, o aperfeiçoamento dos projetos de SPDA, de acordo com a nova norma, possibilita um avanço técnico de prevenção nas edificações do Estado.

Segundo o engenheiro de segurança e palestrante, Normando Alves, levar para os profissionais as exigências mínimas da NBR5419 possibilita que os projetos fiquem cada vez mais de acordo com os padrões estabelecidos por ela minimizando riscos de acidentes a sociedade.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM;
Tel: 3137-4434; 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br
Site: www.cb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard