12/08/2024 15h48

Cosud 2024: avanços na integração das políticas públicas para as mulheres

O encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na semana passada em Domingos Martins, marcou mais um importante passo na construção de políticas públicas integradas entre os estados participantes. A temática das políticas públicas para as mulheres também esteve em debate pelos gestores.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a importância dos grupos de trabalho que compõem o Cosud, ressaltando a integração das agendas estaduais e a troca de experiências entre os estados. "É um grupo que dialoga para definir pautas para os governadores, mas ao longo do período entre um Cosud e outro, realizamos reuniões periódicas para avançar nas discussões. Desde que as mulheres foram inseridas como pauta estratégica no encontro do Rio de Janeiro, criamos o Fórum Interestadual de Gestoras de Política para as Mulheres (Figem), que tem sido fundamental para a troca de experiências e a consolidação de iniciativas", afirmou.

Durante o encontro, foram compartilhadas práticas exitosas, como a construção do Observatório de Política para as Mulheres do Espírito Santo e a elaboração do fundo de política para as mulheres no Paraná, que já direcionou recursos significativos para os municípios daquele estado. Essas trocas, segundo Jacqueline Moraes, são essenciais para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das pautas principais deste Cosud.

A secretária também enfatizou a importância de integrar informações entre os estados, especialmente em relação às medidas protetivas e à atuação conjunta em situações que envolvem mulheres em regiões fronteiriças. "Discutimos como integrar os municípios no banco de dados de informações e garantir que as medidas protetivas sejam efetivas em todos os estados, além de buscar soluções para casos que envolvem mulheres com relações em diferentes estados", explicou.

O Cosud 2024 reafirmou o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres, metas que serão perseguidas com ainda mais vigor após as definições desse encontro. Jacqueline Moraes agradeceu a sua equipe pela dedicação e pelo trabalho realizado, destacando a importância de uma coordenação eficiente para o sucesso do Grupo de Trabalho.

"Este foi um evento de grande importância, não apenas para a integração dos estados, mas também para a construção de políticas públicas que realmente façam a diferença na vida das pessoas", pontuou a secretária.

Assessoria de Imprensa da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha