06/05/2019 10h30 - Atualizado em 06/05/2019 18h53

Crefes: entrega de doze novos leitos e cadeiras motorizadas

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) entregou, na manhã desta segunda-feira (6), doze novos leitos para a enfermaria. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, presente na cerimônia de entrega, parabenizou a gestão pela nova etapa, em um ano especial para o Centro, que comemora quatro décadas de prestação de serviços.

“Antes de fazer Medicina, fiz Fisioterapia e tenho deficiência auditiva. Entendo todo o mecanismo de cuidado da reabilitação e o que é ter uma deficiência. Tenho muitas expectativas nessa maratona que iremos construir ao longo dos próximos quatro anos juntos. Queremos parabenizar o conjunto de trabalhadores, a direção, o pessoal da engenharia, que conseguiu fazer essa etapa e iniciar outra para a entrega de todos os leitos”, disse o secretário.

O subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro Santos, lembrou da importância do Centro, como trabalho de referência na saúde. “Temos buscado, cada vez mais, a importância que o Crefes merece. O Centro tem a importância para além da assistência que presta aqui, que é assistência de excelência, pois é um espelho para os outros serviços públicos”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o diretor geral do Crefes, César Calmon Pitanga; a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Elisangela Oliveira; e servidores da Secretaria de Estado da Saúde. O Crefes passa por um processo de reforma para aumentar a sua capacidade de 20 para 30 leitos.



Felicidade e independência na entrega das cadeiras motorizadas

Esta segunda-feira (6) foi especial, também, para 52 pacientes do Crefes, que receberam, cada um, uma cadeira de rodas motorizada. A entrega contemplou pacientes de 19 municípios do Estado.

Segundo a chefe de núcleo da Unidade de Trabalho de Próteses e Órteses de Concessão (UTPO) do Crefes, Adriana Gimenez, a entrega é sempre marcada por um misto de ansiedade e felicidade, devido à independência que os equipamentos oferecem. 

“Eles vão ter mais autonomia e vão conseguir levar a vida mais independente. E este é o intuito do Crefes, pacientes mais independentes para as atividades diárias”. 

De Pinheiros, nordeste do Espírito Santo, o agricultor José Carlos Ribeiro dos Santos não escondia a felicidade em ver os dois filhos recebendo as cadeiras, os jovens Edcarlos e José Henrique Martins dos Santos. “Eles estavam muito ansiosos e ficaram felizes. Não viam a hora de poder chegar aqui. Quase não dormiram direito”, contou José Carlos.

Outro ansioso pela nova cadeira era Vanderson Rainha, de 11 anos. A mãe, Gisele Rainha, não conseguiu esconder a emoção de ver a felicidade do filho. “Ele está tão feliz. É uma alegria poder vê-lo assim”. Para o jovem, a ansiedade agora é a da volta para casa e para apostar corrida com a irmã, mas antes, pensar em um nome para nova companheira. “Agora eu vou ganhar todas corridas. Pode deixar que vou pensar em um nome bem legal para colocar na cadeira”, afirmou.

Liberdade. Essa foi a palavra que Eduardo Pires usou para descrever o significado da nova cadeira. “Tenho um dia muito ativo e vai ser excelente para mim, que preciso ir para tantos lugares, por causa do meu trabalho”, explicou Eduardo, que após sofrer um grave acidente automobilístico e precisar amputar as pernas e um braço, dá palestras motivacionais.

Outro ansioso para ter mais independência no dia a dia era o aposentado José Carlos Dornelas, de 67 anos. Acompanhado da esposa Evanildes Dornelas, estava realizado, pois poderia subir morros e ir ao supermercado sozinho. “É a minha primeira cadeira motorizada. Estou ansioso para poder ir ao supermercado, fazer a feira. Já fazia antes, mas agora poderei ir sozinho”.

As cadeiras contemplaram moradores de norte a sul do Estado, nos municípios de Anchieta, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Marataízes, Pinheiros, Presidente Kennedy, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro 
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard