10/12/2016 19h10

Criada a Floresta dos Gerentes

As fortes pancadas de chuva que caíram sobre a Grande Vitória, na manhã deste sábado (10), não desanimaram um grupo de gerentes dos projetos estruturantes que atuam em secretarias e órgãos do Governo do Estado a participar de uma ação em favor da natureza. A convite do Escritório de Projetos do Governo, que é ligado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), eles criaram a Floresta dos Gerentes, plantando dezenas de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área nas dependências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), em Cariacica.
A ação faz parte do GP Convida, um projeto criado pela Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP que objetiva favorecer, fora do ambiente de trabalho, a integração, por meio de atividades culturais, ambientais, esportivas e de lazer, dos gerentes que atuam nos projetos estruturantes do Governo, que recebem gestão intensiva do Escritório de Projetos do Governo.

Cada árvore plantada, além da identificação da espécie, também recebeu o nome do projeto e do gerente que a plantou. O “anfitrião” do plantio foi o gerente do Projeto Reflorestar, Marcos Sossai. A Floresta dos Gerentes foi a segunda atividade do Projeto GP Convida. A primeira, em novembro deste ano, levou os gerentes do portfólio de Projetos Estruturantes do Governo à exposição Constelações, no Palácio Anchieta.

Para o plantio das mudas das espécies - entre as quais as de jequitibá, jatobá, ingá, pau ferro, sapucaia, pau d'alho, jacarandá, araçá, araçaúna, jaboticaba, ipê roxo, vinhático e jenipapo -, os gerentes de projetos contaram com o apoio especial do jardineiro da Seama Antônio Alves da Costa. Aos 60 anos de idade, 12 dos quais trabalhando na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, seu Antônio deu um show, exibindo agilidade e vitalidade no cumprimento do trabalho.
Com ajuda do pessoal de serviços gerais do Instituto estadual de Meio Ambiente (Iema) - órgão ligado à Seama - e sob a supervisão técnica de Sossai, foi seu Antônio que preparou o terreno e abriu as covas para o plantio das mudas, recebidas por meio de doação. E para plantar as espécies, com apoio do jardineiro, os técnicos, literalmente, colocaram mão na terra.
Entre os gerentes de projetos que participaram da ação ambiental estava Jardel Baldo, da Secretaria de Estado da Educação, que levou seu filho Henrique, de 3 anos, para viver com ele a experiência. E o pequeno encarou o desafio: ajudou o pai no plantio de uma das mudas. A subsecretária de Planejamento da SEP, Sabrina Caliman, que coordena o GP Convida, diz que, dentro de um ano, os técnicos voltarão à área da Seama para ver como as mudas plantadas na Floresta dos Gerentes evoluíram. E promete mais ações em 2017.