Crianças recebem cartilhas com dicas de segurança da Polícia Militar
Uma aula diferente, ministrada por um policial militar. Foi assim a manhã de alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da Serra, que receberam uma cartilha especial com dicas de segurança exclusivas para o público infantil. A ação foi desenvolvida pela Polícia Militar em comemoração ao Dia da Criança, celebrado no próximo dia 12, mas o objetivo é que a distribuição do material seja realizada em diversas escolas do Estado.
As cartilhas, que levam o título “Turminha do Bem – em Dicas de Segurança”, foram entregues aos alunos, de 6 a 12 anos, da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Antunes das Dores, em Planalto Serrano. Dicas como não falar com estranhos, ter atenção ao atravessar a rua e acionar a polícia em casos de perigo são algumas das orientações que foram trabalhadas com os alunos. O material também ensina, de forma divertida e lúdica, que é preciso proteger os animais e reforça a ideia de que a polícia é amiga da criança e que deve ser procurada caso esteja perdida ou em situações de emergência.
De acordo com o capitão Warner Di Francisco, responsável pela entrega do material, a cartilha contribui para a formação das crianças. “Nosso objetivo é promover essa integração com a comunidade escolar e contribuir para a formação dessas crianças para que elas se tornem cidadãs de bem. Tudo isso de forma lúdica e com uma linguagem simples, própria para o público infantil, entre 6 e 12 anos. Com essas dicas também esperamos que as crianças vejam a polícia como amiga sempre que estiver em situações de perigo”, esclarece.
Para a diretora da escola, Adriana Ferraz Uliana, a cartilha instrui as crianças com criatividade. “O material é muito instrutivo e educativo e ensina brincando assuntos de segurança e utilidade pública. Isso mostra o trabalho sério realizado pela Polícia Militar que além de proteger o ser humano também protege o meio ambiente”, diz.
David dos Santos Bonfim | Brenda Green |
A distribuição das cartilhas movimentou a manhã na escola. Crianças como David dos Santos Bonfim, 12 anos e Brenda Green, 10 anos, já tinham a resposta na ponta da língua quando perguntados sobre o que fazer caso estivessem perdidos, por exemplo. “Precisamos procurar um policial ou ligar para o 190”, respondem. Pintando o desenho que mostra crianças atravessando a faixa de pedestre eles reforçam. “Precisamos atravessar na faixa ou sempre quando o sinal estiver vermelho”.
As cartilhas “Turminha do Bem – em Dicas de Segurança” integra o trabalho educativo da Corporação e será distribuída para o público infantil em escolas, eventos e nas Unidades da Corporação militar capixaba. As escolas interessadas em receber o material pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar pelo telefone 3224-5613.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
sandra.dalton@sesp.es.gov.br