15/10/2024 11h06

Cultura em Toda Parte 2024: Muniz Freire foi palco de programação especial para Dia das Crianças

Foto: Vikki Dessaune / Acervo Galpao_IBCA

Muita alegria, brincadeiras e uma série de atividades culturais para toda família. Assim foi o Cultura em Toda Parte, rota Circulação em Espaços Culturais, na cidade de Muniz Freire. O evento, que aconteceu na Casa da Cultura, apresentou uma programação especial para a semana da criança, que reuniu contação de história, espetáculo de mágica e teatro lambe-lambe.

A brincadeira teve início na última sexta-feira (11), com a contação de história A Porta que Nasceu Torta na Cidade só de Retas, com o escritor, palestrante e professor Eglair Carvalho. “Esse investimento em cultura é muito importante porque você não consegue transformar e possibilidade o desenvolvimento cognitivo, sensorial e artístico de uma criança senão pela cultura. Então, esses projetos são importantes para democratizar o acesso à cultura em cidades que não têm a mesma entrada que em outras. A sensação é incrível, porque o contato com as crianças é sempre desafiador, a energia e troca de imaginação permite que elas se desliguem do universo de redes sociais”, disse Eglair Carvalho.

Logo após, o Ateliê Castelo das Artes apresenta, no formato Teatro Lambe-Lambe, as histórias A Turma da Praia e Alice no Paraíso das Cerejeiras, que abordam, entre outros temas, a preservação ambiental e o amor pelo Espírito Santo. “As crianças precisam de atividades de incentivo à leitura, ao conhecimento da cultura, do teatro, então isso traz para a criança o acesso que normalmente eles não têm no dia a dia. Essa iniciativa é excelente, de levar a cultura para todas as cidades do Espírito Santo”, afirma Carlos Ferreira, que estava acompanhado por Gabriel Pontes e Cláudia Ferreira.

A atividade fez a alegria das crianças. “Estou me divertindo, gostei muito. Não queria ficar em casa (risos)”, conta Mariane dos Reis Lordelo, de apenas 6 anos. Ela foi até a Casa da Cultura acompanhada de sua prima, Camila Lordelo Marinato, de 16 anos. “Ela gosta de teatro, me perguntou se eu já queria ser uma atriz e disse que quer também”, se diverte Camila, ao falar do convite.

No sábado (12), a criançada curtiu a escritora e atriz Eliane Correia, que trouxe a contação Histórias que Fazem Crescer para os pequenos, com adaptações vibrantes de clássicos da literatura infantojuvenil. “A gente aprende novamente a brincar para fazer uma apresentação como essa. O segredo é voltar a ser criança e se divertir com aquilo que a gente faz para conseguir conquistar os pequenininhos. Quando a gente descobre esse brincar, a gente vai passando essas informações importantes como educação financeira, empreendedorismo, trabalhando a imaginação e a interação com eles. Os olhinhos brilham”, aborda Eliane Correia.

Depois, foi a vez de Helô Viana apresentar a história O Sonho de Tereza, inspirada em Tereza de Benguela, e contou com a participação musical de Thati Nascimento. “É uma responsabilidade, né? Falar sobre sonho, sobre o que está acontecendo na questão climática. Enaltecer as culturas africana e indígena, principalmente para que as crianças pretas possam se enxergar, se sentir bem representadas. As crianças são o futuro dessa construção”, acredita Helô Viana. “A musicalidade entra para resgatar a ancestralidade preta e as crianças terem a consciência do racismo, de ter esses instrumentos de uma cultura negra para que eles entendam esse lugar”, completou Thati Nascimento.

No domingo (13), as atividades tiveram início com a contadora de histórias, Luma Mara, que apresentou para a criançada a história Viajando com a Histartel. “É gratificante levar cultura para outras cidades, levando alegria para as crianças e ser recebida com essa empolgação. A gente sai daqui com o coração cheio de gratidão por levar esse momento de ludicidade para as crianças”.

Fechando a programação, o espetáculo O Mundo Mágico do Serjan, com Sérgio Rangel Chaves, promete encantar o público com os números de mágica. “Bastante criativo. Esse projeto vem a calhar para levar cultura e alegria para essas crianças. Eles prestam atenção nas mágicas e isso fica marcado pelo resto da vida deles”.

Formações

Além da programação cultural, o Cultura em Toda Parte 2024 realizou duas atividades de formação no município de Muniz Freire. As atividades começaram na segunda-feira (07), com o curso de formação Interpretação para Teatro, TV e Cinema, ministrado pela atriz e diretora Verônica Gomes.

“São pessoas muito talentosas, que já têm dentro deles a vontade de fazer teatro. É uma cidade acolhedora e que pode ter bom público para teatro. Esse curso de formação propiciou essa reflexão com eles, de dar continuidade nessa ideia de grupo teatral. É importante semear isso”, disse Verônica Gomes.

Pérola Vieira Eleutério, de 12 anos, participou do curso de formação e ficou contente pela oportunidade em aprender alguns conceitos de atuação. “Gostei muito de fazer as aulas, tive muitas ideias e literalmente me joguei. É divertido, educativo e espero muito que vocês voltem para ensinar mais a gente”, comentou.

No sábado (12), aconteceu a oficina de Teatro de Bonecos, com o ator, diretor, bonequeiro e arte-educador, Dudu Guimarães. A atividade encantou a criançada. “As crianças ficaram empolgadas quando elas viram os resultados do que elas fizeram. São desenhos simples que, na silhueta da sombra, dão um efeito muito próximo do cinema, do audiovisual”, destacou.

O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro