29/12/2016 15h28

Cultura: estudantes viajam por meio de projetos escolares

No último trimestre do ano, os estudantes da Escola Estadual Sizenando Pechincha, localizada na Serra, participaram do projeto cultural “São Paulo 2016”, que contou com uma viagem com o intuito de conhecer de perto a metrópole estudada em sala de aula.

De acordo com a professora Sabrina Sirtoli, o projeto é trabalhado na unidade desde 2013, mas, neste ano, encontros mensais foram realizados entre estudantes e professores. “Os alunos pesquisavam e apresentavam para os colegas informações importantes sobre os lugares a serem visitados. Cada professor relacionou o conteúdo estudado aos locais”, contou Sabrina.

O projeto teve como objetivo proporcionar aos participantes um estudo prático sobre uma metrópole, como sua cultura, linguagem e gastronomia, além de estimular um melhor relacionamento interpessoal entre a comunidade escolar.

A visita envolveu seis disciplinas estudadas pelos alunos: Química, Língua Portuguesa, Geografia, Sociologia, Arte e História. Durante a viagem, o grupo visitou lugares como o Aquário, Museu do Ipiranga, Museus de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Museu do Futebol, Bairro da Liberdade, Mercado Municipal, Galeria do Rock e o Espaço Cultural da Ciência Catavento.

Escola São José

Na Escola Estadual São José, de Dores do Rio Preto, os estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade, por meio de uma viagem técnica, a visitar a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Os alunos estavam acompanhados da professora de português, Cristiana Lopes de Souza Brinati.

De acordo com a professora, a visita teve como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito de uma universidade. “Para que eles conhecessem e percebessem as oportunidades que eles podem ter após a conclusão do Ensino Médio”, disse.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone