16/09/2010 22h17 - Atualizado em 21/01/2019 16h41

Cultura na Escola: alunos assistem apresentação do Quinteto Leão do Norte

A tarde desta quinta-feira (16) foi repleta de sons, notas e harmonias para mais de 300 alunos da rede estadual de ensino. Eles assistiram a uma apresentação especial do Quinteto Leão do Norte, de Pernambuco, no Teatro do Sesi, de Jardim da Penha. A ação faz parte do Projeto Cultura na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e integra a programação cultural ‘Sonora Brasil’. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha.

O Quinteto Leão do Norte leva esse nome em homenagem ao Estado de Pernambuco e é formado por Gueber Santos (clarinete), Carlos Santos (viola), Nilson Galvão Jr. (violoncelo), Valter Soares (violino) e Rogério Acioli (flauta). Além de apresentar as obras dos compositores brasileiros Guerra Peixe, Cláudio Santoro e Pixinguinha, o grupo interagiu com os estudantes explicando sobre a história e a função de cada um dos instrumentos.

“Esse contato é de extrema importância, aliás, devia ser uma coisa comum como é nos Estados Unidos ou na Europa, onde desde a escola, a pessoa aprende não só sobre música, mas sobre as artes em geral, por isso é uma iniciativa importante. Precisamos formar uma nova plateia, novos ouvintes. Muitos rotulam a música clássica e a música instrumental por falta de conhecimento”, comentou o violoncelista Nilson Galvão Jr.

O grupo interagiu com a plateia.

O grupo foi formado especialmente para o Circuito Sonora Brasil 2010 com o objetivo de executar obras de Guerra Peixe, Cláudio Santoro, que foram compostas para combinação de cordas e sopros. Seus músicos, apesar de jovens, acumulam larga experiência como intérpretes e professores.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Bráulio Franco, em Muniz Freire, Catherine Salvador gostou do concerto e conta que um instrumento em especial chamou a atenção. “Achei muito legal a parte do clarinete, que é algo mais próximo à realidade da nossa escola. Gosto muito de música e toco saxofone na banda da escola e na banda da cidade, por isso me interessei mais pela parte dos sopros”, comentou a jovem.

Quem também se encantou com o concerto foi o professor Júlio Reis, que trabalha com musicalização infantil na Escola Manoel Paschoal em Cariacica. “É uma ideia muito boa. Nossa escola é extremamente musical e os nossos alunos saíram daqui maravilhados e com vontade de aprender novos instrumentos, como os mostrados aqui. É tudo muito novo para eles”, frisou Júlio.

Guerra Peixe

César Guerra Peixe nasceu em 18 de março de 1914 em Petrópolis (RJ) e morreu em 26 de novembro de 1993, aos 79 anos. Compositor, regente e arranjador no período de 1944 a 1993, trabalhou com música erudita, de câmara e contemporânea. Participou do movimento “Música Viva”, compôs trilhas para cinema, sendo premiado em 1953 como melhor autor de trilhas sonoras. Também realizou trabalhos no campo da música popular brasileira, fazendo arranjos sinfônicos para músicas de Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Tom Jobim.

Cláudio Santoro

Nasceu em Manaus (AM) e com 13 anos transferiu-se para o Rio de Janeiro, amparado pelas autoridades de seu Estado natal, impressionadas com o seu progresso no estudo do violino. Aos 18 anos já era professor adjunto da cátedra de violino do Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Em 1941 passou a integrar também o grupo Música Viva, do qual se tornou um dos nomes mais ativos, ao lado de Guerra Peixe. Foi professor fundador do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB). Faleceu em 1989, época em que exercia o posto de regente titular da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, atualmente a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Escolas Beneficiadas nesta apresentação

Escola Manoel Paschoal de Oliveira – Cariacica
Escola Joaquim Barbosa Quitiba – Cariacica
Escola Maria de Novaes Pinheiro – Viana
Escola Alice Holzmeister – Santa Leopoldina
Escola Zaira Manhães de Andrade – Cariacica
Escola Bernardo Horta – Irupi
Escola Braulio Franco – Muniz Freire


Cultura na Escola

O projeto Cultura na Escola visa a estimular práticas culturais e educacionais nas unidades estaduais de ensino, em parceria com museus, galerias de arte e espaços culturais, possibilitando a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da música. A intenção é trabalhar com um currículo vivo, dinâmico e diversificado, possibilitando ao aluno executar atividades educativas diferenciadas daquelas vividas no cotidiano escolar.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard