Cultura na Escola leva alunos à apresentação do Quarteto de Brasília
Alunos de sete escolas estaduais assistem, nesta quinta-feira (15), a apresentação do Quarteto de Brasília, às 14 horas, no Teatro do Sesi, em Vitória. A ação faz parte do o projeto Cultura na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). O programa traz peças dos compositores brasileiros César Guerra-Peixe e Cláudio Santoro.
Um total de 315 alunos acompanhará o espetáculo musical. Os estudantes são das escolas Leogildo Severiano De Souza, de Brejetuba; Fioravante Caliman, de Venda Nova do Imigrante; Christiano Dias Lopes, de Mantenópolis; Newtro Ferreira de Almeida, de Cachoeiro de Itapemirim; Narceu de Paiva Filho, de Ibiraçu; Aristóbulo Barbosa Leão, da Serra; e Arnulpho Mattos, de Vitória.
A atividade faz parte do projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Sesc, que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Também nesta quinta (15), às 20 horas, o Quarteto de Brasília se apresenta para a população em geral. A entrada é franca.
Quarteto de Brasília
Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos já se apresentou em vários estados e em países das Américas, Europa e Ásia.
Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical, e todos, em maior ou menor grau, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, o que os tornam parte desta história.
Cultura na Escola
As atividades do projeto Cultura na Escola tiveram início em 2008. Integrar diferentes culturas e levá-las ao conhecimento dos alunos da rede pública estadual é a meta desta iniciativa. No ano passado, os estudantes tiveram a oportunidade de conferir peças teatrais e apresentações musicais.
E não foram somente os alunos os privilegiados. Os professores também participaram de quatro oficinas de teatro desenvolvidas por profissionais da área.
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Texto: Karolina Gazoni