27/02/2017 09h00

Currículo Interativo Digit@l está de cara nova

Com mais funcionalidades e novo visual, o Currículo Interativo Digit@l - http://curriculointerativo.sedu.es.gov.br/ - está de cara nova. A plataforma foi remodelada para facilitar a navegação e a busca de recursos digitais. Agora, ficou muito mais simples e intuitiva a navegação, facilitando o trabalho e o estudo de professores e estudantes, dentro e fora da sala de aula.

Resolver desafios e aprender jogando, com imagem, som e conteúdo. A plataforma Currículo Interativo Digit@l traz o mundo virtual e parte do real para dentro da escola, para apoiar estudantes que querem reforçar seus estudos, auxiliar professores no planejamento e no enriquecimento das aulas e também está à disposição dos pais e familiares que desejam acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos.

Para que esses recursos possam ser utilizados na melhoria da qualidade dos processos educativos, a plataforma oferta também planos de aula e atividades para estudantes, além de ferramentas que possibilitam a troca de experiências, a interação entre professores e alunos e um melhor uso dos recursos digitais na prática.

O Currículo Interativo Digit@l oferece aos professores outras opções de recursos didáticos que possam incrementar sua prática pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas, criativas e desenvolvendo nos estudantes as competências tecnológicas próprias do Século XXI.

A plataforma também disponibiliza curso de formação (EAD) para gestores e professores aprofundarem o conhecimento sobre as possibilidades do uso da tecnologia no currículo escolar, bem como aprenderem a navegar nesta plataforma.

O Currículo Interativo Digit@l incentiva a utilização da tecnologia como recurso pedagógico articulado ao Currículo Básico da Rede Estadual (CBEE), visando favorecer a utilização de metodologias inovadoras em sala de aula e promover motivação, engajamento e participação dos estudantes com a sua aprendizagem.

O Currículo Interativo Digit@l é uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Instituto Natura, o Inspirare e a Fundação Telefônica Vivo, de acesso livre para busca de recursos digitais de aprendizagem, que reúne e classifica os melhores conteúdos da internet de acordo com vários critérios, como Componente/tema curricular, nível de ensino, competências e habilidades, temas transversais, tipo de mídias (vídeos, infográficos, animações e simuladores e outros).

Currículo Interativo Digit@l - algumas novidades:

• Planos de aulas com uso de objetos digitais;
  • Seção Dever de Casa, com sugestões de atividades de Português e Matemática que o aluno poderá estudar fora da escola;
  • Curso on-line com 40 horas e certificação pelo MEC;
  • Adequação da plataforma a dispositivos móveis;
  • Destaque para objetos mais acessados;
  • Sistema de criação de grupos para inserção de atividades e mensagens para que professores possam criar grupos de estudos, para reforço escolar, atividades extraclasses, aprofundamento de estudos, dentre outros.
  • Área com conteúdos específicos para Segurança na internet e educação socioemocional, dentre outros.
  • Criação de listas de conteúdos favoritos para indicação aos grupos de estudos.

Sedu Digit@l

O Sedu Digit@l tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também vão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e pais ou responsáveis preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.

Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: metodologias ativas, plataformas e conteúdos digitais para Reforço Escolar, EJA e Ceeja Digit@l, Pré-Enem Digit@l, Currículo Interativo (banco de objetos de aprendizagem), Plataforma de Cursos (inglês, libras e outros) e Correção de Fluxo.

A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e ao fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone