26/11/2010 18h06 - Atualizado em 16/01/2019 12h49

Curso de Capacitação reúne professores de Física, Química e Biologia da rede estadual

O curso de capacitação para professores de Química, Física e Biologia, oferecido pela da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) já começou. A abertura do curso, realizado no Sesc de Aracruz, nesta quinta-feira (25), à tarde, foi marcada por um seminário de imersão e contou com a presença do secretário de Educação Haroldo Corrêa Rocha, da subsecretária Adriana Sperandio, do representante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Fábio Có e da gerente de Ensino Médio da Sedu Leonara Margotto.

O objetivo é capacitar os professores para lidar com experimentos práticos, seja em sala de aula ou nos laboratórios de ensino das escolas, melhorando a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos abordados nas aulas.

Patrick Jorge dos Reis Oliveira, professor de Química da Escola Maria de Abreu Alvim, em Afonso Cláudio, espera ter uma boa experiência. “Essa capacitação é importante, pois passaremos a usufruir dos laboratórios e teremos outra visão de como interagir a teoria com a prática e transmitir aos alunos”.

Já a professora de Física, Lucinês Meireles Cerre, da Escola Estadual João Neiva, afirma que o curso irá transformar a maneira dos educadores administrarem suas aulas. “Com certeza, nós teremos uma melhora na prática em sala de aula. Buscaremos diversas formas de incentivar os alunos. Aqui, também poderemos trocar experiências com outros professores”.

O professor Oberdan Zambom, que leciona Biologia nas escolas São Jorge e Álvaro Castelo, de Brejetuba, acredita que, com cursos de capacitação, os professores podem deixar de ser transmissores de conhecimento e passarem a ser um produtor de conhecimento. “O aperfeiçoamento das técnicas de ensino aliado à prática qualifica melhor o profissional e isso reflete em sala de aula. Com professores motivados, os alunos passam a ter uma visão diferenciada do conteúdo”, conta.

De acordo com o secretário Haroldo Corrêa, as escolas estão sendo equipadas com materiais que irão auxiliar os professores na melhoria da qualidade do ensino. “Não basta apenas uma formação acadêmica. É preciso uma capacitação para a construção de aulas experimentais junto aos alunos do Ensino Médio. Oferecendo uma aula interessante, nossos estudantes terão maior prazer em frequentar todas as aulas”.

O treinamento enfoca ainda a trilogia ciência, tecnologia e sociedade, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados também em seus aspectos históricos, éticos, políticos e sócio-econômicos. As demais etapas da capacitação serão realizadas em 2011.

Convênio

A capacitação é resultado de um convênio, assinado no último dia 19, entre a Sedu e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A cerimônia de assinatura do documento contou com a presença do secretário de Estado da Educação Haroldo Corrêa Rocha, da subsecretária Adriana Sperandio, do reitor Denio Rebello Arantes e de diretores das unidades do Ifes.

Informações Adicionais:
Tel.: 3636-7850



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/
Texto: Gustavo Rosa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard