27/07/2017 17h55

Curta-metragem "Loucos por Cinema" em exibição no Sesc Glória neste sábado (29)

O curta-metragem "Loucos por Cinema" – produzido em oficinas de cinema do Cineclube Lanterna Mágica por pacientes do Hospital Estadual de Assistência Clínica (HEAC) – vai abrir o lançamento do documentário “A Loucura Entre Nós”, de Fernanda Fontes Vareille, neste sábado (29), às 14 horas, no Centro Cultural Sesc Glória. Após a sessão, haverá debate com a presença do psiquiatra Marcelo Veras, autor do livro homônimo que deu origem ao filme. A entrada é franca e serão disponibilizados 40 ingressos na bilheteria do local.

O vídeo é resultado das ações do programa Cultura na Saúde Mental – uma parceria entre o Cineclube Lanterna Mágica, sob coordenação de Marcos Valério Guimarães e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – que aconteceu entre novembro de 2015 e agosto de 2016.

O Cineclube Lanterna Mágica foi contemplado pelo Edital 026- Desenvolvimento e Manutenção de Cineclubismo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e exibe filmes, promove debates e propõe momentos de criação audiovisual que agrega outras formas de arte, como literatura, desenho e pintura, estabelecendo como um espaço de realização da potencialidade destes pacientes. O projeto contou com apoio do grupo de pesquisas do Laboratório de Imagens da Subjetividade (LIS), do Programa de pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O evento tem apoio do Sesc Glória e da Escola Brasileira de Psicanálise – Delegação ES, e é uma atividade preparatória para a 22ª jornada da Escola Brasileira de Psicanálise, que acontecerá na Bahia no próximo ano.

A LOUCURA ENTRE NÓS

“A loucura entre nós”, filme dirigido por Fernanda Fontes Vareille, lança um olhar sobre os corredores e grades de um hospital psiquiátrico, buscando personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Por meio, principalmente, de personagens femininas, o documentário exala as contradições da razão, nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros.

Livremente inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras, o filme faz um sensível mergulho nos paradoxos da reinserção da loucura no mundo em geral, subvertendo qualquer tentativa de reduzir as personagens retratadas a marionetes de questões envolvendo a sanidade mental. Outras informações no link: http://www.aloucuraentrenos.com.

Lançamento -  Loucura entre Nós (Brasil, 2016, 76 min.)

Dia: sábado (29), às 14 h

Promoção: Escola Brasileira de Psicanálise - Delegação ES

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Contatos:

Escola Brasileira de Psicanálise - Delegação ES:

tramartins@gmail.com (a/c Tânia Regina)

ebpes.vix@ebrnet.com.br (a/c Ângela)

Assessoria de Comunicação da Secult