Curta Vídeo Retrô: vem aí a sessão nostalgia do cinema capixaba
A TVE, emissora integrante do sistema de Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV ES), estreia nesta sexta-feira (07) o Curta Vídeo Retrô. O programa mais tradicional do audiovisual capixaba ganha uma edição especial, com uma seleção de episódios históricos gravados ao longo da década de 1990.
Os programas foram digitalizados pelo Projeto Midiateca Capixaba, coordenado pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a TVE Espírito Santo. Uma iniciativa fundamental para a preservação da memória audiovisual capixaba. Mais de 1.200 fitas da TVE foram digitalizadas para compor o acervo.
“A Midiateca permitiu o resgate de conteúdos preciosos, cenas raras e registros importantes que ajudam a contar a história do Espírito Santo. Além de evitar a extinção destes materiais, as ações de preservação e digitalização potencializam a capacidade de difusão desse acervo. Resgatar esses filmes e reexibir esse conteúdo na emissora pública faz parte do papel da TVE de promover a cidadania e fortalecer a identidade dos capixabas”, disse o diretor-presidente da RTV ES, Igor Pontini.
Na primeira temporada do Curta Vídeo Retrô, serão reapresentadas as produções de Glecy Coutinho, Luiz Tadeu Teixeira, Cloves Mendes e Luiza Lubiana. O Curta Vídeo Retrô estreia na TVE nesta sexta-feira (07), às 23h com reprise às terças-feiras no mesmo horário.
Prepare a pipoca e acompanhe a sessão nostalgia com o melhor do cinema capixaba.
Eu sou Buck Jones, de Glecy Coutinho
O curta “Eu sou Buck Jones”, de 1997, de Glecy Coutinho, retrata as aventuras e os delírios de um menino apaixonado pelo herói do cinema americano Buck Jones. O menino, louco por cinema, vai às últimas consequências a fim de conseguir dinheiro para assistir ao último capítulo do seriado de Buck Jones.
Nascida em 1934, Glecy Helena Coutinho da Silva, natural de Aimorés, Minas Gerais, mudou-se para João Neiva aos seis anos. Glecy é jornalista, escritora, pesquisadora, atriz, cineasta e professora. Foi diretora do Departamento Estadual de Cultura do Espírito Santo, atual Secult, e também Secretária Municipal de Cultura e Turismo de João Neiva.
“Eu sou Buck Jones” é a primeira produção a ser exibida na edição especial do Curta Vídeo Retrô. O curta vai ao ar nesta sexta-feira (07) às 23h na TVE (canal 2.1).
Ponto e Vírgula, de Luiz Tadeu Teixeira
“Ponto e vírgula”, de 1969: Um homem tenta transpor várias portas e que se fecham antes que ele consiga ultrapassá-las. Uma sequência paralela se contrapõe com outro homem que tortura um inseto até que ele (o inseto) fique completamente mutilado. O desespero do homem das portas e a agressividade do torturador se encontram no nível máximo.
Luiz Tadeu Teixeira é considerado um dos mais importantes ativistas da linguagem audiovisual capixaba. É ator, jornalista, diretor de cinema e de teatro desde a década de 1960. Sem leis de incentivo ou apoio oficial contando apenas com a ajuda de amigos e muita vontade, desbravou a sétima arte no Espírito Santo, sendo homenageado em 2012 com o Troféu Marlin Azul, na noite de abertura da 19ª Edição do Festival Vitória Cine Vídeo.
O filme “Ponto e vírgula” será exibido na sexta-feira, dia 14 de julho às 23h na TVE (canal 2.1).
Balduíno, el africano, de Cloves Mendes
O curta “Balduíno, el africano” rendeu ao diretor Cloves Mendes seu primeiro prêmio internacional. Foi no Festival de Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália, em 1989. Artista negro, Balduíno ficou conhecido como panderetólogo, ator, escritor, artista circense, músico, compositor. O filme fala de sua vida, arte e luta como artista negro nos 100 anos da abolição.
Cloves Mendes trabalha com produção cinematográfica e videográfica desde 1978, atuando como roteirista, produtor e diretor em mais de 800 produções. Gravou ficção, institucionais, campanhas políticas e publicitárias, além de programas para televisão e documentários, com destaque nas áreas ambiental e cultural. Atualmente é diretor da produtora capixaba “Digital Produções”.
“Balduíno, el africano” estará na edição especial do Curta Vídeo Retrô no dia 21 de julho às 23h na TVE (canal 2.1).
“A lenda de Proitner”, de Luiza Lubiana
“A lenda de Proitner”, de 1996, conta a história de um garoto que vive acorrentado pela perna, dentro de uma cabana. O menino cresce observando o comportamento bizarro do casal que o cria e, um dia se liberta e tende a repetir o comportamento de seus algozes.
A cineasta Luiza Lubiana possui vários curta-metragens em sua carreira. Dentre eles: “Sacramento”, de 1990, “Em Busca do ZZZ”, de 2001, “Manada”, de 2005 e “Punhal”, de 2008. Estreou na direção de longas em 2015 com o filme “Punhal”. Uma das marcas da diretora são as histórias desprovidas de elementos urbanos, tendo a natureza como protagonista. Seus filmes transitam entre o realismo fantástico e o universo mítico.
“A lenda de Proitner” será exibido no Curta Vídeo Retrô na sexta-feira, dia 28 de julho, às 23h na TVE (canal 2.1).
Sobre o Curta Vídeo
O Curta Vídeo é um dos programas mais tradicionais da TVE. Criado em meados da década de 1980, o programa foi concebido por: Orlando Bonfim, Miriam Bilich, Robson de Paula, Glória Cristina Mussielo, Júlio Cesar Munhão, Francisco Brasil, entre outros nomes importantes do cenário audiovisual capixaba.
“A abertura era comigo, relatando a sinopse, seguida da exibição na íntegra, com até 20 minutos. No segundo bloco, tinha entrevista com o produtor, ator ou diretor da produção videográfica local. O cenário era simplesmente duas cadeiras tipo diretor de cinema, no estúdio da TVE, com uma iluminação intimista e bem focada direta. E tinha uma TV na frente, para dar a impressão que a exibição seria ali. A gente vibrava a cada programa, porque aqui no Estado ninguém fazia algo parecido para escoar a produção videográfica”, lembrou Gloria Mussielo, que foi apresentadora do Curta Vídeo.
Atualmente, o Curta Vídeo é conduzido por Marcia Gaudio, artista cênica, radialista, licenciada em Artes Visuais que atua há 35 anos na TVE. Foi na TV que Marcia encontrou na linguagem do audiovisual ambiente farto para novas possibilidades. “O Curta Vídeo já passou por várias fases ao longo de sua história e teve vários apresentadores. O interessante do momento atual do programa é que o convidado é o protagonista. Além disso, é uma janela de oportunidades para todo mundo que trabalha no audiovisual. Diretor, ator, figurinista, maquiador, roteirista... cabe ainda o pessoal da publicidade, a turma que constrói a trilha sonora... É um leque maravilhoso. Para mim, cada programa é um prazer, é como se fosse o primeiro. Levo sempre minha timidez, minha lucidez e minha fé na arte”, afirmou Marcia Gaudio.
Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br
@tveespiritosanto
@radioes116