29/06/2017 17h58

Debates: Uma Abordagem Intersetorial na Questão das Drogas

Foto: Assessoria de Comunicação/Vice-Governadoria

Realizado pela Coordenação Estadual Sobre Drogas (CESD) - vinculada à Vice-Governadoria, e pelo Conselho Estadual Sobre Drogas (COESAD), o encontro contou com a participação de representantes dos setores governamentais e não governamentais, que visam discutir e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas diversas áreas: cultural, esportiva, recreativa, saúde, educação, direitos humanos, justiça e cidadania, assistência, desenvolvimento social e tecnológico.

Na abertura do evento, o vice-governador César Colnago destacou que o encontro é uma oportunidade de pautar a questão das drogas de forma intersetorial, não limitando a abordagem sobre o ponto de análise somente da saúde, da assistência social, ou da segurança pública. “Temos necessidade de aproximar os espaços de pesquisa, acompanhamento, gestão e legislação sobre o tema. É momento de avaliar e propor o redirecionamento dos investimentos públicos como resposta adequada às necessidades das pessoas que apresentam o uso nocivo ou dependência de substâncias psicoativas”, disse Colnago.

Na parte da manhã, ocorreu ainda o painel: “Impactos da judicialização e propostas inovadoras”, com a participação da Dra. Geana Cruz de Assis Silva (DPES) que apresentou o “Projeto de Integração e Inclusão da Defensoria Pública Estadual”. E também foram apresentados os Projetos: “Papo de Responsa”, pela policial civil Danielle Leonel; e “Futebol Callejeros”, pelo professor de Psicologia da UFES Dr. Elizeu Bortoli.

Já no período da tarde, aconteceu a Conferência: “Perspectivas Intersetoriais na questão do uso de Drogas”, com a participação do Dr. em Ciências Sociais Pablo Ornelas Rosa (UVV) e do Coordenador da CESD, Dr. Gilson Giuberti Filho.

A programação da Semana Estadual Sobre Drogas encerra nesta sexta-feira (30) com a Audiência Pública: “Drogas várias faces da mesma moeda”, às 18h, na Câmara Municipal de Nova Venécia.

Conheça mais sobre o Programa Integrado de Valorização à Vida (PROVIV)

O Programa Integrado de Valorização à Vida (PROVIV) é um programa de responsabilidade da Coordenação Estadual sobre Drogas, criada por meio da Lei Complementar Nº 605 de 05 de dezembro de 2011, e tem por finalidade proporcionar o acesso das pessoas com Dependência Química e suas famílias às possibilidades de cuidados/tratamento realizados pelo Núcleo Integrador da Rede (NIR).

O PROVIV configura-se como um conjunto integrado de ações de prevenção, tratamento e reinserção social das pessoas com dependência química, visando à redução das diversas vulnerabilidades associadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Telefone de contato: 0800 028 1028, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria

Flavia Salles