25/09/2010 14h20 - Atualizado em 21/01/2019 16h07

DER-ES instala vigas metálicas no viaduto da Rodovia Darly Santos

A construção do viaduto na interseção da Rodovia Darly Santos com a Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, chegou na etapa final. Na manhã deste sábado (25) foram instaladas as vigas metálicas que formam o vão central. A operação, que teve início às 6 horas, foi acompanhada pelo governador em exercício, Manoel Alves Rabelo, pelo prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, e pelo diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), Eduardo Mannato. Depois de concluído, o viaduto terá capacidade para receber 100 mil veículos por dia.

As estruturas têm 74 toneladas e foram fabricadas no Espírito Santo. Para sua instalação, foram utilizados: um super guindaste com capacidade para 140 toneladas, uma carreta (que transportou as vigas metálicas), uma retroescavadeira e 25 profissionais especializados neste tipo de operação.

Para a instalação das vigas foi realizado o desvio do trânsito para as pistas provisórias. Em seguida, a área foi preparada com a instalação do super guindaste e o posicionamento dos profissionais.

O DER-ES, agora, vai iniciar os trabalhos de solda da estrutura. Concluída esta fase, será realizada a instalação da pré-laje. Depois, a concretagem da laje, e a construção da pista para veículos.

Essas atividades deverão se estender por um prazo de 60 dias, período em que o trânsito passará pelas pistas provisórias construídas paralelamente à Avenida Carlos Lindenberg.

Alerta

O Departamento faz um apelo aos motoristas para que trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada por se tratar de trecho em obras.

As alterações no trânsito têm o objetivo de permitir que o DER-ES realize a montagem do vão central do viaduto, que consiste em lançar as vigas metálicas sobre a Avenida Carlos Lindenberg.

“É fundamental que as pessoas que passam por aquele trecho tenham consciência de que é importante manter a velocidade baixa, visando a evitar acidentes. É uma condição temporária que permitirá realizar todos os procedimentos necessários para a construção do viaduto, que vai eliminar os semáforos no cruzamento. Concluídas as obras, teremos uma passagem em dois níveis, o que vai melhorar sobremaneira a fluidez do trânsito. Neste ponto, passam aproximadamente 75 mil veículos por dia. Mais da metade, veículos de carga com destino ao Terminal Portuário de Vila Velha”, salienta o diretor geral do DER-ES, Eduardo Mannato.

Eduardo Mannato, disse na visita às obras que o cruzamento da Rodovia Darly Santos com a Avenida Carlos Lindenberg tinha uma estatística de 10 acidentes fatais por ano. “Por isso, o que estamos fazendo aqui é o que chamamos de intervenção completa. E fizemos o viaduto no sentido da Darly Santos para respeitar o fluxo de cargas do Porto de Capuaba, que é crescente e tende a aumentar. Acreditamos que, em 30 dias, se não chover forte, o trânsito estará regularizado”. 

O governador em exercício, desembargador Manoel Alves Rabelo, disse que a obra é de imensa importância para a mobilidade urbana da Grande Vitória. “Esse é o primeiro anel viário com essas proporções na Grande Vitória, e facilitará muito o trânsito com a eliminação de semáforos. A previsão de entrega é até o final do ano e, pelo que vi aqui, em termos de organização, em dezembro o Estado entregará mais essa obra à população capixaba”.

Do total das obras de construção do viaduto – no cruzamento da Rodovia Darly Santos com a Avenida Carlos Lindenberg – 70% já foram concluídas.

Após o término da construção do viaduto e do sistema viário para acesso e retorno, será realizado um trabalho paisagístico no local. O projeto de paisagismo e de iluminação está sendo elaborado com o objetivo de integrar a obra de arte ao ambiente, humanizando não somente o trânsito, mas também todo o entorno. 
 

                                                                                A obra
 

As obras no cruzamento da Rodovia Darly Santos com a Avenida Carlos Lindenberg se constituem em uma interseção completa, com a construção de um viaduto sobre a via, com 486 metros de extensão, 5,5 metros de altura e duas pistas de rolamento em cada sentido, com 17,20 metros de largura na parte que passará sobre a Avenida Carlos Lindenberg.

As demais pistas, das alças de descida e subida, terão 8,20 metros de largura. A parte central terá 106 metros de extensão e quatro alças de retorno. A interseção completa totalizará 3.585 metros de sistema viário, contando com todas as pistas e contornos, e terá um vão central livre de 40 metros.

 
O projeto, que tem concepção moderna, vai permitir o cruzamento em dois níveis, extinguindo assim os semáforos hoje existentes e garantindo mais segurança e conforto a todos os que fazem uso do trecho.



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