04/11/2010 17h15 - Atualizado em 18/01/2019 16h26

Desafio de Xadrez reúne melhores jogadores do sistema prisional do Espírito Santo

Tabuleiros na mesa, cronômetros ligados e 28 detentos disputando, frente a frente, o título de melhor enxadrista das unidades prisionais do Espírito Santo. Esse é o cenário esperado para o 1º Desafio de Xadrez do Sistema Prisional Capixaba, marcado para sexta-feira (05), em Vitória, no Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho. Além dos internos, participarão do evento o Grande Mestre Internacional Darcy Gustavo Vieira Lima e o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Pablyto Robert Baioco, além do vice-presidente, Charles Moura Netto.

O evento, organizado pela Diretoria de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, é resultado do Projeto “Xadrez Que Liberta”. Criado em 2008, o projeto está presente em 20 unidades do Espírito Santo, contribuindo diariamente para a ressocialização de 2.000 detentos que praticam o xadrez.

Para escolher quais enxadristas participariam do torneio, foram realizadas seletivas em 15 unidades. Os melhores colocados ganharam o direito de participar da disputa. Entre as unidades participantes estão: Penitenciárias de Segurança Máxima I e II, Média I e II, Agrícola, Regional de Colatina; Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico; Centros de Detenção Provisória de Colatina, Aracruz, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim e São Domingos do Norte; e Associação de Proteção e Assistência ao Condenado.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Pablyto Robert Baioco, o projeto deu aos internos do sistema prisional a oportunidade de refletir sobre a vida. “No xadrez você aprende a ter postura, respeitar o outro e, principalmente, pensar antes de tomar uma decisão. Se comete um erro, sabe que vai pagar por ele. Isso, naturalmente, o detento vai levar para a vida e utilizar na vida fora da prisão”, defende.

A presença do enxadrista internacional Darcy Gustavo Vieira Lima, explica o presidente da CBX, reforça o trabalho de ressocialização realizado no Espírito Santo. “O mestre Darcy trabalha internacionalmente com o xadrez de forma social. É uma referência na área. Sua presença aqui no evento reforça como o xadrez é importante para a ressocialização e dá peso ao evento realizado pela Secretaria de Estado da Justiça”, elogiou.

Serviço:
1º Desafio de Xadrez do Sistema Prisional