07/09/2010 17h25 - Atualizado em 21/01/2019 16h59

Desfile da Independência leva 15 mil pessoas ao Centro de Vitória

O Desfile da Independência, realizado na manhã desta terça-feira (07), atraiu aproximadamente 15 mil pessoas ao Centro de Vitória. A parada militar despertou a emoção do público, que acompanhou toda a apresentação na avenida Jerônimo Monteiro. O governador Paulo Hartung, acompanhado pelo prefeito de Vitória, João Coser, fez revista às tropas e permaneceu quase todo o desfile sobre o palanque montado em frente à Praça Oito, no Centro da capital.

Vários secretários de Governo, além dos comandantes da Polícia Militar, coronel Oberacy Emmerich Junior, e do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota, e secretários da Prefeitura de Vitória, acompanharam a evolução dos destacamentos militares embalados pelas músicas das bandas marciais da Marinha, Exército e Polícia Militar.

Desfile da PM

A Polícia Militar participou do desfile com 300 militares divididos na tradicional marcha dos grupamentos de soldados, representando seus diversos Batalhões. Viaturas do Batalhão de Trânsito; do Batalhão de Missões Especiais (BME); Batalhão de Polícia Militar Ambiental; além de motopatrulhas e bicicletas fizeram parte da apresentação, acompanhada pelo ritmo da Banda de Música da PM.

A Companhia de Cães foi uma atração à parte para as crianças que puderam assistir às apresentações de cães farejadores, treinados para atuar em diversos tipos de ocorrências.

Já a Polícia Montada também abrilhantou o desfile com a imponência de seus cavalos, arrancando aplausos da plateia. O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) desfilou com pelotões a pé e motorizados, compostos por 175 militares, alunos Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Curso de Formação de Soldados.

Vários veículos da Brigada de Incêndio passaram em revista e o último carro contava com meninos do Projeto Bombeiros do Futuro, iniciativa do CBMES, que teve por inspiração a necessidade de se contrapor à onda de violência que ameaça crianças e adolescentes. Seu público-alvo são jovens com idade entre 10 a 14 anos, em situação de risco social. Visa a reforçar e resgatar os valores de cidadania, de civismo e a aproximação deles com o poder público.

Confira mais momentos do evento:
(Fotos: Romero Mendonça/Secom)

Assessoria de Comunicação da Sesp