06/09/2017 12h42 - Atualizado em 06/09/2017 15h36

Desfile do 07 de Setembro deve reunir 15 mil pessoas em Linhares

Quinze mil pessoas são aguardadas para prestigiar o Desfile Cívico-Militar, que acontece nesta quinta-feira (07). Linhares será o anfitrião da vez e o evento vai reunir nove municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado.

A concentração das instituições que participarão do desfile terá início às 8 horas, na Avenida Genésio Durão, próximo ao portal de acesso, na esquina com a Rua Perci Carvalho, no bairro Três Barras.

Às 9 horas, o governador Paulo Hartung recepcionará o fogo simbólico da Pátria, a bandeira nacional será hasteada e serão entregues comendas aos ex-combatentes. Em seguida, o chefe do Executivo estadual passará em revista a tropa e será aberto o desfile.

Para atender ao público interessado em participar da comemoração, a empresa de ônibus disponilizou 15 veículos extras, que vão circular entre o local do evento e os bairros da sede. Quem for de carro, poderá estacionar na área próxima ao Tiro de Guerra, reservada especialmente para esse fim.

Visando à segurança no trânsito, a Polícia Rodoviária Federal realizará monitoramento do fluxo de veículos na BR 101, especialmente no trecho que dá acesso ao local do desfile.

A Polícia Militar orienta os pais a identificarem as crianças com nome e telefone de contato para eventual necessidade de localizar os responsáveis. Outra dica é usar protetor solar, usar calçado confortável e beber água para evitar desidratação. A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares destacou ambulâncias para prestar atendimento móvel caso necessário.

O primeiro bloco do desfile será formado por policiais e bombeiros militares, Exército e Marinha, policiais civis, agentes do Departamento de Operações Táticas da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e Guarda Civil Municipal. Um Grupamento de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ex-combatentes, ex-integrantes do Batalhão de Suez e Boinas Azuis também farão parte do pelotão de frente.

Um Grupamento Aéreo promete ser um dos destaques para o público. Viaturas antigas, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e o Tiro de Guerra também estão entre as atrações previstas na programação.

Para o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari, esse é um momento inédito e divisor para os capixabas, militares, organizações que desfilarão e para o patriotismo.

"É um momento único para os capixabas externarem seu patriotismo e elevado espirito cívico. Pela primeira vez na história do Espírito Santo, o tradicional Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência será realizado fora da Grande Vitória. Por isso preparamos uma programação toda especial visando promover uma interação com o público. Será um momento para que possamos sentir o carinho e o retorno da sociedade. Tudo isso com o intuito de valorizar a cultura regional", destacou o Coronel Daltro Ferrari, que também é coordenador do evento.

Confira os municípios que participarão do Desfile

Ao todo, nove municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado participarão do Desfile Cívico-Militar, com apresentação de escolas e atividades culturais. São eles: Aracruz, Colatina, Conceição da Barra, Ibiraçu, João Neiva, Governador Lindenberg, Linhares, que sediará o evento, Marilândia e Sooretama.

Escola Viva de Linhares

Alunos das Escolas Estaduais de tempo parcial e tempo integral (Escola Viva) participarão do desfile. As unidades levarão aproximadamente 50 estudantes. A Escola Viva de Linhares começou a funcionar no município este ano, com 600 vagas.

08h - Concentração
Local: Avenida Genésio Durão
O portal de acesso a área de desfile esta localizado na Avenida Genésio Durão esquina com a Rua Perci Carvalho.

09h – Desfile:
Sequência