06/09/2017 17h48

Detalhes do Desfile de 7 de Setembro são apresentados à imprensa

Pela primeira vez na história, o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro será realizado fora do eixo da Grande Vitória. O município de Linhares, na Região Norte do Estado, sediará o evento que tem previsão de início às 9 horas, no bairro Três Barras. As informações relacionadas à solenidade – que tem expectativa de reunir 15 mil pessoas – foram apresentadas à imprensa nesta quarta-feira (06).

Participarão do desfile os integrantes das Forças de Paz da ONU; da Escola de Aprendizes de Marinheiros; da Capitania dos Portos; do 38° Batalhão de Infantaria; da Polícia Militar; da Polícia Civil; do Corpo de Bombeiros Militar; da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; do Clube dos Desbravadores; dos Escoteiros do Brasil; Pestalozzi de Linhares e Centro de Valorização da Vida.

A abertura será realizada pelas Aeronaves do Governo do Estado, grupamento de Motos Halley Davidson e o grupamento de carros Antigos. Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Daltro Antônio Ferrari Júnior, a ideia de realizar o desfile no município de Linhares tem o objetivo de tornar o evento mais acessível aos capixabas nas diferentes regiões do Espírito Santo, resgatando valores cívicos e fortalecendo os valores culturais regionais. A previsão é de que aproximadamente 3 mil componentes, entre civis e militares, participem do desfile que é organizado pela Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado.

"Durante a semana que antecedeu o 7 de setembro, a Casa Militar realizou diversos eventos em comemoração ao Dia da Pátria, como o acendimento do Fogo Simbólico, os jogos da Pátria, o pedal da Independência e a Exposição das Forças de Segurança nos shoppings da Grande Vitória. Amanhã teremos um dos momentos mais aguardados pela população que é o desfile e nós estamos muito felizes em poder realizar este evento no Norte do Estado", afirmou o coronel.

Já o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que ter o desfile cívico-militar na cidade é uma alegria muito grande, não só para quem é munícipe, mas também para todos os municípios do interior. “Este é um momento singular e está sendo muito bom vivenciar está democratização provocada pela interiorização do desfile. Com certeza esta será uma oportunidade única que algumas pessoas terão em suas vidas ao assistir um desfile de 7 de setembro", disse.

O evento contará ainda com viaturas das Forças Armadas e da polícia, carros de combate a incêndio, e um grupamento das prefeituras da região Norte do Estado.

Interdição de ruas

A Prefeitura Municipal de Linhares anunciou que haverá interdição em ruas e avenidas nas imediações do evento. O desfile seguirá o fluxo BR-101 X Fórum, portanto as ruas laterais à esquerda, de acesso à Avenida Genésio Garcia Durão estarão livres para os espectadores chegarem ao local. Já a parte à direita será interditada, permanecendo livre para acesso de moradores apenas. Nas proximidades do Tiro de Guerra, Rua José Cândido Durão, será o acesso dos participantes para a avenida do desfile, retornando ao final, pelas ruas Argemiro Garcia Duarte, Hélio José de Almeida, culminando na Rua José Candido Durão. Neste local haverá estacionamento para a população que for de carro.

Todo o entorno da Avenida Genésio Garcia Durão – a avenida das ciclovias –, já está recebendo os separadores, que delimita o espaço do público ao dos componentes que desfilarão. Os Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s), idosos, gestantes e pessoas que necessitem de acomodações especiais eventuais terão uma arquibancada e uma tenda exclusiva. Após o desfile, o fluxo de mobilidade pelas ruas do bairro Três Barras será totalmente normalizado.

Confira no mapa abaixo como ficará o trânsito no local:

Público

Para atender ao público interessado em participar da comemoração, uma empresa de ônibus contratou 15 veículos extras, que vão circular entre o local do evento e os bairros da sede. Quem for de carro, poderá estacionar na área próxima ao Tiro de Guerra, reservada especialmente para esse fim.

Visando à segurança no trânsito, a Polícia Rodoviária Federal realizará monitoramento do fluxo de veículos na BR 101, especialmente no trecho que dá acesso ao local do desfile.

A Polícia Militar orienta os pais a identificarem as crianças com nome e telefone de contato para eventual necessidade de localizar os responsáveis. Outra dica é usar protetor solar, usar calçado confortável e beber água para evitar desidratação. A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares destacou ambulâncias para prestar atendimento móvel caso necessário.

Confira os municípios que participarão do Desfile

Ao todo, nove municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado participarão do Desfile Cívico-Militar, com apresentação de escolas e atividades culturais. São eles: Aracruz, Colatina, Conceição da Barra, Ibiraçu, João Neiva, Governador Lindenberg, Linhares, que sediará o evento, Marilândia e Sooretama.

Escola Viva de Linhares

Alunos das Escolas Estaduais de tempo parcial e tempo integral (Escola Viva) participarão do desfile. As unidades levarão aproximadamente 50 estudantes. A Escola Viva de Linhares começou a funcionar no município este ano, com 600 vagas.

Ordem do desfile:

1) Abertura