01/10/2010 19h36 - Atualizado em 21/01/2019 15h55

Detentos do IRS ganham nova profissão

Uma nova profissão e oportunidade de recomeço foi o que ganharam dez internos do Instituto de Readaptação Social (IRS), que concluíram o curso profissionalizante de pedreiro. O curso teve duração de dois meses e foi oferecido pela DM Construtora de Obras, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), e ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Atualmente, a DM Construtora emprega 17 internos do regime semiaberto e seis egressos do sistema penitenciário nas obras do novo Complexo de Vila Velha. Além de oferecer a oportunidade de trabalho, a empresa também está capacitando os detentos.

A empresa está cumprindo o que determina o decreto nº 2460-R, de 08 de fevereiro, que determina às empresas contratadas ou conveniadas aos órgãos do Governo do Estado a contratação de 6% da mão-de-obra total para a execução da obra ou serviço, pessoas provenientes do sistema penitenciário do Estado, sendo que 3% deverão ser presos e 3% egressos.

A formatura desta turma aconteceu nesta quinta-feira (30) e foi marcada pelo clima de comemoração. Participaram do evento o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros; a coordenadora de Educação do Sistema Prisional, Regiane Kieper; o assessor especial da Sejus, Marcos Roberto Gomes Amorim; o diretor adjunto do IRS, Fabiono Callegário; a assistente social do IRS, Melissa Honorato; o diretor da Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv), Valdelir do Nascimento; além de representantes da DM Construtora.

“Vocês fizeram um curso numa área que tem carência de profissionais no mercado. Nós e nossos parceiros estamos abrindo as portas, mas as mudanças daqui para frente dependem do comprometimento e da força de vontade de vocês”, disse o secretário Ângelo Roncalli.

A representante da DM Construtora, Nemora Cardoso, que acompanhou todo o processo do curso, parabenizou os formandos. “Não foi fácil chegar até aqui, tivemos dias difíceis, algumas desistências, mas o importante é que vocês chegaram até aqui. O primeiro passo foi dado, agora explorem este conhecimento”, incentivou.

No próximo mês, a DM Construtora vai promover a realização de um curso profissionalizante de carpinteiro. Serão 20 vagas destinadas aos internos que cumprem pena em regime semiaberto.

 

 




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732

Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br

Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard