Detran|ES certifica estudantes com Curso Teórico para tirarem CNH após formação em Educação de Trânsito
Na direção certa! Setenta e sete alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Renato José da Costa Pacheco, localizada em Jardim Camburi, Vitória, foram certificados, nesta quinta-feira (06), após concluírem a disciplina “Eletiva de Trânsito”, fruto de um projeto-piloto do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), que permite o aproveitamento do Curso Teórico-Técnico no processo de formação de condutor para a Primeira Habilitação.
Essa iniciativa conta com a parceria também da organização social civil, Instituto Salomão, e tem o objetivo principal de ensinar os jovens a se tornarem cidadãos mais responsáveis e conscientes em suas atitudes nas vias.
O projeto do Detran|ES foi desenvolvido em conformidade com a Resolução nº 265, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza aos alunos regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio, participantes da eletiva com frequência igual ou superior a 75% da carga horária estabelecida na Resolução nº 789, do Contran, a aproveitarem a disciplina, desde que certificados pelo órgão de trânsito, para já iniciarem o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir das aulas práticas de direção veicular.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, presente na certificação dos alunos, destacou que a experiência foi exitosa e será aprimorada e ampliada, ainda neste ano, para outras escolas do Estado.
“Levar a educação para o trânsito de forma atrativa e dinâmica onde é feita a formação do aluno é a premissa deste projeto que foi tão bem acolhido pelos alunos, professores e diretoria da escola Renato Pacheco. É fundamental que os estudantes e futuros condutores se engajem pela vida no trânsito. Além disso, essa novidade que implantamos no Espírito Santo traz o bônus de adiantar o processo de Primeira Habilitação daqueles que conseguiram se certificar, o que é um incentivo também para a qualificação para o mercado de trabalho”, pontuou Givaldo Vieira.
Para o diretor da escola Renato Pacheco, Diassis Ximenes, é gratificante chegar no final da primeira edição do projeto e ver o auditório lotado de muitos outros alunos que querem fazer esse curso, que tem uma grande procura, e vislumbra que seja uma semente plantada para ser replicada em todo o Brasil.
“A escola é lugar de aprendizado e o trânsito também é aprendizado. Hoje em dia as ruas têm sido um massacre, sobretudo para os jovens, e a escola é o berço de tudo para ajudarmos a mudar essa realidade. A escola quer criar cidadãos que tenham bom senso, equilíbrio emocional e que entendam que no trânsito existe vulnerabilidade, principalmente para o pedestre, e a responsabilidade precisa ser de todos”, salientou Ximenes.
Impacto dos acidentes na saúde pública
No evento, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou que, em média, oito de cada dez pacientes internados no hospital estadual São Lucas, em Vitória, referência regional no atendimento de trauma, de média e alta complexidade, são vítimas de acidentes de trânsito.
“A cultura da responsabilidade na direção é fundamental para termos um trânsito que não seja tão assassino quanto é hoje no Brasil. São famílias inteiras que sofrem nos hospitais, além do custo para o Estado com todo o suporte dado para os pacientes. Vale lembrar que aqueles que sobrevivem muitas vezes ficam com sequelas, precisam de reabilitação com fisioterapia, uso de prótese ou cadeira de rodas. Por isso, o trânsito precisa ser muito seguro e só depende da nossa responsabilidade”, frisou o secretário Tyago Hoffmann.
A preocupação do secretário se justifica também pelo aumento no número de mortes no trânsito capixaba, que chegou a quase mil vítimas fatais em 2024, superando em 17,9% o registrado no mesmo período de 2023. Afinal, segundo dados do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, de janeiro a dezembro de 2024, 973 pessoas perderam a vida em sinistros (acidentes) de trânsito no Estado, contra 825 pessoas que morreram nas vias capixabas no mesmo período de 2023.
Aprendizado para salvar vidas
Para a aluna certificada Eduarda Maioli, de 18 anos, que revelou que quer tirar logo a CNH, os ensinamentos da Eletiva foram muito bons, principalmente o de Primeiros Socorros. “O aprendizado sobre as técnicas para socorrer uma vítima foi o que mais gostei, pois quase ninguém sabe, além do uso dos conceitos da física na direção. Gostei do curso também por ser o pontapé para tirar a carteira de motorista, com a possibilidade de aproveitar o curso teórico por cinco anos e já chegar para fazer a prova”, afirmou Eduarda Maioli.
Da mesma forma, para o colega de turma, Ângelo Martins dos Santos, de 18 anos, o que ele mais gostou foi o ensinamento sobre como salvar uma vida no trânsito. “O que vou levar adiante é o ensinamento sobre a segurança e sobre como se portar no trânsito, como se cuidar e também a parte da saúde no trânsito, que é o que mais me cativou”, disse o formando. Ele contou também que sempre gostou de carro e de dirigir em jogos eletrônicos e, agora, também está apto para iniciar o processo de Primeira Habilitação.
Teoria e prática sobre o trânsito na formação dos alunos
As aulas da Eletiva de Trânsito na Escola Estadual Renato Pacheco foram ministradas por instrutores do Instituto Salomão para um total de 190 alunos do 3º ano do Ensino Médio, sendo duas turmas matutinas e duas vespertinas, de junho a dezembro de 2024. A grade prevê um total de 360 horas de aula, com exigência mínima de 75% de carga horária, abarcando módulos de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania, e Mecânica Básica.
Durante a Eletiva, os estudantes realizaram apresentações obrigatórias sobre o conteúdo que aprenderam nas aulas, a partir de dinâmicas como intervenções na estrutura da escola, criação de paródias, confecção de placas de trânsito, exposições fotográficas, participação em eventos do Detran|ES, entre outras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br