20/08/2010 13h03 - Atualizado em 22/01/2019 14h27

Detran|ES realiza mais um fim de semana de fiscalização na Grande Vitória e no interior

As equipes do programa ‘Madrugada Viva’ realizam novas abordagens neste fim de semana. As ações vão ocorrer em Aracruz, Conceição do Castelo, Colatina, Domingos Martins, Linhares e na Grande Vitória.

As abordagens visam a coibir condutores que insistem em dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. Com essa iniciativa, é possível evitar acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados. 

O programa ‘Madrugada Viva’ é uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", determina que o condutor que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.

De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo resultará em multa no valor de R$ 957,70 – infração gravíssima – além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem de álcool superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

Além de verificar se os motoristas ingeriram bebida alcoólica, as equipes também conferem os documentos de porte obrigatório e itens de segurança também obrigatórios do veículo.

Seminário

Além da ação do ‘Madrugada Viva’ em Domingos Martins, a equipe de educação do Detran|ES também estará neste sábado (21) na cidade participando do 4º Seminário das Cooperativas de Transporte do Espírito Santo, em Pedra Azul.

Durante o evento, que terá a presença do diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, a equipe de educação realizará uma palestra educativa para os participantes do seminário sobre a importância de um trânsito seguro e mais humano. Um estande do órgão também será montado no local, com distribuição de panfletos das campanhas educativas.

A presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e idealizadora do programa Vida Urgente, Diza Gonzaga, também irá participar do Seminário, às 14 horas, com a palestra “Preservação e Valorização da Vida”.

O programa Vida Urgente atua há dois anos no Espírito Santo e conta com a participação de mais de três mil voluntários no Estado. O Vida Urgente tem como objetivo levar à sociedade capixaba uma mudança positiva de comportamento, cultura e valores, com a prática de um conjunto de atividades de valorização e preservação da vida que através da conscientização, visam humanizar o trânsito no Estado.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara La numeração do chassiacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard