30/08/2024 16h15

Dez projetos de inovação de startups capixabas são contemplados e seguem para 2ª etapa do Edital Clusters de Inovação da Fapes

Acabou a ansiedade para os coordenadores e membros dos 24 projetos de startups capixabas que aguardavam o resultado final da seleção para a 2ª etapa do Edital de Apoio aos Cluster de Inovação Capixaba (nº 26/2022). A chamada pública, lançada de forma inédita pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), selecionou 24 startups na 1ª etapa que criaram soluções para resolver demandas dos clusters econômicos localizados no interior capixaba, nas áreas de comércio, agronegócio e órgãos públicos municipais.

Os projetos inovadores da 1ª etapa foram desenvolvidos por um ano e receberam R$ 75 mil cada. A Fapes divulgou, nesta sexta-feira (30), o resultado final da seletiva para a 2ª etapa do edital em que dez, das 24 startups, foram selecionadas para receberem novo aporte no valor de R$ 100 mil cada e fazerem a escala das soluções criadas.

O edital nº 26/2022 investe R$ 2,8 milhões e o valor é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI).

A seleção para a 2ª etapa contou com demoday promovido pela Fapes em que as 24 startups apresentaram, em formato de pitches, suas soluções para uma banca avaliadora. Foram analisados nos projetos: evidências dos resultados alcançados e defesa da oportunidade de escala do negócio e extensão do projeto em nova microrregião.

O que é o edital Cluster da Fapes?

Focado na promoção da competitividade dos clusters econômicos do interior do Espírito Santo, o edital oferece recursos financeiros ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios vividos pelos governos e empresários locais. O edital atende projetos em fase de ideação à operação. O edital é composto por duas etapas:

1ª Etapa (já finalizada) – Aquecimento: os 24 projetos selecionados identificaram problemas presentes no cluster de sua microrregião, propuseram e implementaram solução junto a pelo menos uma organização local;

2ª Etapa – Escala: as 10 startups selecionadas no demoday vão escalar a solução proposta junto a pelo menos duas novas organizações presentes na mesma região ou em diferentes microrregiões do interior do Espírito Santo.

O que são clusters econômicos?

São aglomerações geográficas de empresas com capacidades similares ou intimamente complementares. Um exemplo de clusters econômico é o polo de moda da Glória, em Vila Velha, em que diversas empresas da área da moda e da beleza estão concentradas em um mesmo local.

Serviço:

Resultado final da 2ª etapa do Edital 26/2022 - Apoio aos Cluster de Inovação Capixaba

Clique aqui e acesse

Assessoria de Comunicação da Fapes