22/03/2017 09h00

Dia da água: ações de conscientização e economia nas escolas estaduais

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o que não faltam são ações realizadas pelas escolas estaduais com objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância de preservação desse recurso essencial para a nossa sobrevivência.

Nesta quarta-feira (22), 12 escolas estaduais vão receber palestras com o tema: Floresta e Água.  A apresentação será feita por engenheiros florestais da Associação de Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes), que atuam nos municípios das respectivas unidades escolares. Na oportunidade, os engenheiros realizarão também o plantio de uma muda de árvore nas dependências das escolas.

As unidades que receberão as palestras são: Teófilo Paulino, em Domingos Martins; Antonio Jacques Soares, em Itapemirim; Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim; Primo Bitti, em Aracruz; Narceu Paiva Filho, em Ibiraçu; João Loyola, na Serra; Aristeu Aguiar, em Alegre; Coronel Gomes de Oliveira, em Anchieta; João Bley, em Castelo; Arnulpho Mattos, em Vitória; Angélica Paixão, em Guarapari; e Camila Motta, em Alfredo Chaves.

Poupe na Rede

Com objetivo de conscientizar estudantes, professores e toda a comunidade escolar sobre a importância de se evitar o desperdício no uso da água, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Cesan, promove ações para uso racional da água em unidades escolares, por meio do programa “Poupe na Rede”.

O programa é baseado em quatro pilares: campanha de sensibilização, iniciativas das escolas com a disseminação das boas práticas, ações da engenharia e revisão dos procedimentos dos serviços de limpeza e alimentação que reflitam na redução do consumo de água mantendo a qualidade dos serviços prestados aos alunos.

Desde 2015, muitas iniciativas estão sendo colocadas em prática com foco na redução do consumo de água nas escolas e na transformação do estudante em um agente multiplicador de novos hábitos.

De acordo com o comparativo de consumo de água das unidades administrativas e escolares, a Sedu, em 2016, economizou 38.114 m³ de água, quando comparado ao ano de 2015.

Além disso, substituição de torneiras, válvulas e caixas de descarga, mictórios, eliminação de vazamentos, dentre outros, priorizando a instalação de equipamentos economizadores, tais como torneiras com temporizador, são algumas das ações realizadas pela equipe de engenharia da Sedu, que avalia constantemente a infraestrutura dos prédios administrativos e as 500 unidades escolares em todo o Estado.

Conscientização nas escolas

Com base em alguns dos pilares do Poupe na Rede, como a realização de campanha de sensibilização e a disseminação das boas práticas, as unidades escolares mostram que os trabalhos desenvolvidos estão dando certo.

Um exemplo é a Escola Estadual Boa Vista, em Cariacica, que desenvolve o projeto “Água: cuidar para não faltar”. A escola mostrou que com o apoio dos professores é possível mudar os hábitos dos alunos. Segundo a diretora da unidade, Maria Delza, “os professores levam os estudantes, com idade entre seis e doze anos, para a sala de informática, onde eles assistem a vídeos sobre a importância da água e da sua utilização consciente. Após a atividade, as crianças debatem sobre o que aprenderam e usam a criatividade fazendo desenhos, poesias e música”. O projeto foi um dos vencedores da edição deste ano do Prêmio Sedu Boas Práticas na Educação.

Dentro da temática de economia da água, a Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, aplicou na prática o que foi ensinado nas salas de aula, por meio da coleta de água da chuva para o uso na unidade, como na limpeza do pátio, por exemplo. Em média, cinco mil litros foram coletados e usados na limpeza da escola e nas plantas localizadas no entorno. Além disso, outros reservatórios serão criados a fim de abranger todas as áreas da escola.

Na Escola Estadual Misael Pinto Neto, de Aracruz, foi adaptado um encanamento para reutilizar a água do bebedouro. Com essa captação, a escola conseguiu reduzir em média 46% de água. Desde a implantação, a escola atingiu quatro vezes a meta de economia. Além disso, os professores das disciplinas de Línguas, Arte e Educação Física trabalharam com os alunos o tema “poupar água”. Banners foram colocados no muro da escola e adesivos feitos pelos alunos foram distribuídos na comunidade, com o intuito de conscientização.

E as inovações não param por aí. Na Escola Estadual Honório Fraga, em Colatina, foi implantado um sistema para a água da calha cair em caixas d’água, que ao todo conseguem captar 10 mil litros. A água é reutilizada para fazer a limpeza da escola.

 

Já na Escola Dom Daniel Comboni, em Nova Venécia, caixas d’água foram colocadas embaixo do ar-condicionado da escola para captação da água que pinga. A escola já não usa mais a mangueira para limpar a parte externa e sim a água captada do ar condicionado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard