Dia da Internet Segura: dicas do Prodest para manter os dados protegidos
O Dia Mundial da Internet Segura foi comemorado, nessa terça-feira (08). A data marca uma série de eventos promovidos pela organização não governamental SaferNet para destacar os cuidados ao navegar na rede mundial de computadores.
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) aproveita a ocasião para destacar algumas dicas para os internautas navegarem com mais tranquilidade.
A primeira é aproveitar a verificação em duas etapas em todos os sites e apps que possibilitem esse recurso, que insere uma camada extra de segurança por meio da validação do código enviado por e-mail ou SMS, ou disponibilizado por aplicativo gerador de código de autenticação. A medida dificulta o acesso indevido por parte dos cibercriminosos.
Outro cuidado importante é ficar atento às propagandas em sites, redes sociais ou aplicativos com ofertas muito vantajosas. A recomendação é não clicar nos links com as promoções, porque pode se tratar de golpes de phishing ou arquivos que possam infectar o dispositivo do usuário.
Prudência
Outra dica é baixar os aplicativos apenas das lojas oficiais do Android (Google Play) e Apple (Apple Store), porque é cada vez maior a presença de apps maliciosos que copiam o visual de sistemas usados por bancos, operadoras de telefonia e lojas virtuais.
Ao fazer o download de um aplicativo fraudulento, o internauta corre um sério risco de perder dados e dinheiro. Por isso, a prudência é muito importante para inserir novos apps no seu dispositivo móvel.
Também é válido ter bastante atenção ao utilizar as redes de Wi-Fi públicas. Estabelecimentos, como bares, restaurantes e padarias, costumam disponibilizar Wi-Fi gratuito aos clientes.
Entretanto, o acesso à internet nesses locais pode ser muito arriscado, caso queira usar dados bancários ou confidenciais do trabalho. Nessa situação, o mais recomendado nesses casos é usar a conexão móvel do próprio celular.
Mais uma sugestão de segurança é não criar contas em sites desconhecidos, cuja procedência seja duvidosa. Dessa forma, é menor o risco de ter informações pessoais vazadas ou até mesmo vendidas. Muitos cibercriminosos utilizam esses dados para aplicar fraudes financeiras ou golpes de engenharia social, por exemplo.
“A educação digital é uma medida valiosa para os cidadãos navegarem na Internet de forma mais segura. Com certeza, é válido ter datas e eventos que reforcem os cuidados no mundo virtual”, afirmou o presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br