Dia de Campo em Alegre sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participou, nessa terça-feira (28), do Dia de Campo sobre Produção Sustentável de Carvão Vegetal. O encontro foi promovido pelo Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – campus de Alegre – em parceria com o Instituto.
Aproximadamente 25 estudantes, professores, produtores e responsáveis técnicos que atuam na área em questão, além de servidores do Idaf, participaram do Dia de Campo, que teve como objetivo transmitir novos conhecimentos sobre a prática da produção de carvão vegetal. As aulas foram ministradas em uma usina de tratamento de madeira.
De acordo com o técnico do Idaf Diêgo Gomes Júnior, a participação do órgão é importante para pontuar as questões ambientais e legais que envolvem a produção de carvão. “Todo empreendimento de produção de carvão localizado no Espírito Santo deve ser licenciado junto ao Idaf. Além disso, todas as atividades comerciais que utilizam o produto em alguma de suas etapas produtivas devem ser registradas no Instituto”, explica Diêgo.
Licenciamento ambiental
O não cumprimento das exigências legais implica em sanções administrativas, civis e penais previstas em lei, inclusive multa e embargo da obra ou interdição da atividade, além da obrigação da reparação do dano ambiental causado.
A ausência do registro de produtor, empacotador, comerciante ou consumidor (com finalidade comercial) para as atividades ligadas ao carvão caracteriza infração florestal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br