19/08/2010 22h40 - Atualizado em 22/01/2019 14h27

Dia de Campo em Mantenópolis promove o desenvolvimento da cafeicultura no município

Com o intuito de promover a adequação ambiental das propriedades rurais e a melhoria da qualidade do café arábica produzido no município de Mantenópolis, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, nesta sexta-feira (20), o 1º Dia de Campo “Renovar Café Arábica e adequação da propriedade”. O encontro será na Associação Alto São José II, a partir das 8 horas, e irá reunir cerca de 200 produtores da região.

Os participantes serão orientados por técnicos do Incaper sobre as técnicas adequadas para realização da poda no cafeeiro e sobre novas tecnologias para a produção de um café com maior qualidade. Além disso, a adequação das estradas rurais e conservação da água também serão abordadas durante o evento. No local, os produtores poderão conhecer uma unidade demonstrativa do funcionamento de uma caixa seca. A técnica evita enxurradas, a erosão, o assoreamento dos rios e a depredação das estradas pela chuva, e ainda aumenta o armazenamento de água, o abastecimento do lençol freático, favorece as nascentes e a vazão dos rios.

Técnica da caixa seca.

Além da construção de caixas secas, outro tema importante é a manutenção das áreas de preservação permanentes (APPs). Locais como topos de morros, encostas íngremes, entorno das nascentes e margens dos cursos d'água devem estar protegidos com vegetação. “A não manutenção dessas áreas preservadas pode provocar a diminuição da infiltração de água no solo, o que contribui para o desequilíbrio hídrico, com a ocorrência de enchentes e diminuição da quantidade de água no período seco”, afirma o extensionista do Incaper de Mantenópolis, Erick Rodrigues Dias.

Durante o evento, os produtores também receberão informações sobre as exigências para o produtor rural poder receber a certificação Chão Vivo, que identifica que o alimento é orgânico e que foi produzido em respeito ao meio ambiente. A certificação permite ao agricultor um produto diferenciado e mais valorizado, e garante ao consumidor a sua procedência isenta de contaminação química.

Café de qualidade.

De acordo com os técnicos do Incaper, o município deve alcançar cerca de 160 mil sacas de café arábica neste ano. Se a previsão se confirmar, a produção de Mantenópolis vai corresponder a cerca de 17,5% da produção  de café arábica no Estado, que deve ultrapassar as 2,8 milhões de sacas em 2010. A cultura de café envolve cerca de 800 agricultores do município, em sua maioria de base familiar, somando aproximadamente 4,2 mil hectares de área plantada.

Programação

08h00 – Abertura

08h30 -  Início das Palestras

1ª Estação: Tecnologia  para produção de café de qualidade
Palestrante: Fabiano Tristão Alixandri – Engenheiro Agrônomo – Incaper
2ª Estação: Práticas de poda de café arábica
Palestrante: Aldemar Polonini – Administrador Rural – Incaper

11h00 às 12h00 – Almoço

3ª Estação: Sustentabilidade de propriedades rurais
Palestrante: José de Aquino Machado – Engenheiro Ambiental – Iema
4ª Estação: Propriedade orgânica, período de adequação, certificação Chão Vivo
Palestrante: Sara Hoppe Schroder – Fiscal Federal Agropecuária
14h00 - Encerramento



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard