Dia de Campo mostra como aumentar a produtividade na pecuária de leite em Rio Novo do Sul
Com o intuito de aumentar a produtividade da pecuária bovina de leite em Rio Novo do Sul, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, nesta sexta-feira (08), às 13 horas, um “Dia de Campo sobre o uso de Cana-de-açúcar e Ureia na Pecuária”. O treinamento acontece na propriedade de João Fachim, na localidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul.
O objetivo é apresentar a possibilidade de aumentar a produção de leite por meio da complementação alimentar, com a mistura da cana-de-açúcar e a ureia. Além desse tema, também será abordado durante o encontro o manejo das pastagens e a formação de pastejo rotacionado com o auxílio da cerca elétrica e, por fim, os participantes serão instruídos sobre a importância de cuidar da saúde dos animais em todas as etapas de vida.
O pastejo rotacionado consiste na utilização mais intensiva do espaço. Para tanto, a área é dividida em diversos piquetes que recebem os animais de maneira rotacionada. A técnica proporciona o melhor aproveitamento das pastagens: enquanto a pecuária extensiva comporta um animal por hectare, a técnica do pastejo rotacionado proporciona a alocação de 10 a 12 animais por hectare.
De acordo com o extensionista do Incaper de Rio Novo do Sul, Ronaldo Stephanato, alguns produtores de leite do município já complementam a alimentação do gado com cana e realizam o pastejo rotacionado. Ambas as técnicas têm apresentado resultados satisfatórios para produtividade na região.
A fazenda onde será ministrado o curso tem base familiar e utiliza as tecnologias que serão apresentadas no Dia de Campo. Dessa forma, os participantes poderão observar na prática a utilização das técnicas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
Rio Novo do Sul conta com um rebanho de aproximadamente 14.800 cabeças de gado, em 326 propriedades rurais, dos quais 80% são destinados à atividade leiteira, que alcança os 6,5 milhões de litros de leite ao ano.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper