29/09/2017 09h02

Dia do Combate ao Câncer de Estômago

Nesta quinta-feira (28), é o Dia de Combate ao Câncer de Estômago. A data foi instituída no último dia 5 de setembro, sancionada pelo governador Paulo Hartung, pela Lei Estadual 10.727.

A determinação, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, diz que as atividades referentes à data serão anuais, no dia 28 de setembro, a partir deste ano. Dessa forma, o Dia de Combate ao Câncer de Estômago passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado e tem como objetivo principal esclarecer a sociedade sobre a doença e os sintomas causados por ela.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Espírito Santo foram registrados, em 2016, 440 novos casos de câncer de estômago, sendo 290 casos em homens e 150 em mulheres. Somente na capital, Vitória, o número de casos foi 40.

O câncer de estômago é o 6º tipo da doença que mais acomete os moradores do Espírito Santo.

Segundo a referência técnica em oncologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Luiz Augusto Fagundes, o câncer de estômago acomete mais homens que mulheres. Entre os sinais que a doença apresenta estão os sintomas pépticos (acidez), sintomas gastrointestinais como a dor no estômago, e massa abdominal palpável.

“Os números de casos no Estado estão dentro da normalidade. O Espírito Santo tem uma incidência média quando comparado com a média nacional. Geralmente a cada dois homens com esse tipo de câncer, uma mulher é diagnosticada. Se a pessoa apresenta algum sintoma no andar superior do abdome de forma persistente e que não melhora com a medicação tradicional, deve procurar um médico”, informou.

O oncologista disse, no entanto, que o câncer de estômago pode ser prevenido com algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida.

“As formas de prevenção estão relacionadas a fatores de alimentação. Comer mais frutas e verduras, manter um peso adequado, evitar a obesidade, evitar o tabaco e o consumo de álcool são algumas formas de prevenir o câncer de estômago.”, disse Luiz Augusto Fagundes.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard