08/03/2022 16h36

Dia Internacional da Mulher: empreendedoras fazem sucesso no Espírito Santo

Empoderadas, sim! Elas são donas do próprio negócio e fazem parte de um grupo que soma mais de 202 mil empreendedoras no Espírito Santo, respondendo por 35% dos pequenos negócios capixabas e atuando na área da beleza, moda, alimentação ou no lugar que escolher ocupar. A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) apoia essas mulheres.

Esse é o caso da empreendedora Marcela Gamoa da Cruz, 38 anos, moradora de Guarapari. Ela viu seus biquínis de crochê ganharem países, como Itália, Portugal e Alemanha, Austrália, além do coração da cantora Anitta, que posou numa praia de Miami, na Flórida (EUA), com as peças produzidas pelas mãos da artesã capixaba. O biquíni de crochê foi entregue à cantora em janeiro, quando ela fez um show na cidade.

“Entreguei o biquíni para um amigo que estava trabalhando de segurança no evento, mas ele teve que deixar o posto e acabou passando o biquíni para outra pessoa, que passou para outra e que passou para mais uma. No final, não tinha esperança que fosse chegar até a cantora. Até que, no início do mês, olhando os stories dela, me deparei com um vídeo em que ela estava dançando com o meu biquíni, pulei, gritei, chorei, fiquei enlouquecida e muito emocionada, pois era o meu trabalho ali, toda minha luta”, disse a empreendedora.

Marcela da Cruz disse ainda que no início ela vendia um, dois biquínis por semana, e era o valor que precisava para alimentar os filhos, até que recebeu o apoio da Aderes e pôde participar da Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg). “Tive um espaço para expor e vender meus produtos na feira que aconteceu no ano passado, em Guarapari, e foi ali que vi que estava no caminho certo”, contou a artesã capixaba.

Quem também está fazendo sucesso com chinelos customizados com pérolas e pedrarias é a empreendedora Cristiane Ferrari. Ela é do município da Serra e se viu livre da violência doméstica, por meio do empreendedorismo. “Estava perdida, sem perspectiva e envergonhada com o que passava em casa. Até que fui participar de um evento do Semearte, ganhei um prêmio de R$ 100 e foi com esse dinheiro que comecei a comprar material para fazer meus chinelos”, lembrou.

Foi então que a empreendedora conheceu a Aderes e participou de feiras com toda estrutura que não imaginava que pudesse ter. Sem ter custo nenhum, fui vendendo meus produtos e ficando conhecida. Hoje, sou totalmente grata à Aderes por todo apoio ao empreendedorismo”, completou Cristiane Ferrari.

Outra empreendedora que está fazendo sucesso é Jhenyfer Dias Monteiro. Ela passou a trabalhar em casa para cuidar dos filhos e viu uma chance na área da alimentação. “Comecei a produzir Donuts e tive a oportunidade de vender meus produtos na feira realizada no Parque da Cidade, na Serra. Fiquei encantada por ter um espaço para poder vender meus produtos. Fui me aperfeiçoando e agora participo de todos os chamamentos públicos da Aderes. É uma grande oportunidade para o empreendedor”, destacou.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, ressaltou que o Governo do Estado tem desenvolvido políticas públicas voltadas para os pequenos negócios. “Oferecemos capacitações, núcleos produtivos, feiras, entre outras ações que têm como finalidade proporcionar a essas empreendedoras a possibilidade de gerar renda”, pontuou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard