07/10/2010 22h16 - Atualizado em 21/01/2019 12h36

Dia Mundial da Saúde Mental é lembrado antecipadamente nesta sexta (08) em ação na Praça Costa Pereira

Oficina de pintura, roda de conversa, música, exposição e venda de produtos artesanais marcarão as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, mas lembrado com uma ação local nesta sexta-feira (8), das 9 às 12 horas, na Praça Costa Pereira, centro de Vitória.

Com o tema “Cuidar sim, excluir não”, o evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Saúde Mental, que estará presente na ação com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cidade, juntamente com o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial, Caps Mestre Álvaro, Caps Ilha e Caps Ad Laranjeiras.

Segundo a coordenadora Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Sesa, Inêz Torres, o evento esse ano chama a atenção para a importância da utilização de ferramentas artísticas e culturais no cotidiano dos espaços de tratamento de pessoas que apresentam sofrimentos psíquicos graves.
Quem comparecer à ação terá a oportunidade de conhecer e adquirir produtos artesanais confeccionados por pessoas atendidas no dia a dia dos diversos Caps capixabas, participar de oficinas artísticas e de expressão, além de se aproximar mais da realidade das instituições de saúde mental, colaborando para a redução do preconceito.

Investimentos

A Saúde Mental é uma prioridade do Governo do Estado e tem recebido fortes investimentos por meio da Política Estadual para a Organização da Rede de Atenção em Saúde Mental.

Para ajudar os municípios a fortalecerem sua rede de atendimento, a Sesa anunciou a construção de 15 serviços de atendimento, entre Centros de Tratamento ao Toxicômano e Centros de Atenção Psicossocial para tratamento ao usuário de álcool e drogas. Destes, já estão em pleno funcionamento o CTT de São Mateus e o Caps de Nova Venécia.

Os Caps e CTTs representam uma alternativa às internações hospitalares no acolhimento de pacientes com problemas mentais e dependentes químicos, proporcionando uma atenção intensiva diária que envolve também a participação de familiares.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard